Rampa Digital e Addapters vão capacitar 100 mulheres em situação de vulnerabilidade
O objetivo da iniciativa é apoiar as cuidadoras na concretização de ideias e sonhos e na gestão eficiente do seu tempo, potenciando o aumento de rendimentos através da profissionalização de hobbies.
A Rampa Digital, programa de capacitação e literacia digital gratuito criado pelo .PT em parceria com o Google.org, acaba de juntar-se à Addapters, uma Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência (ONGPD), para capacitar na área digital mais de uma centena de mulheres em situação de vulnerabilidade. O objetivo é dotar as participantes de competências que facilitem o seu dia a dia e potenciem os seus rendimentos.
“Esta parceria que estabelecemos com a Addapters é fundamental para impulsionar novos projetos no âmbito da inclusão e da melhoria de rendimentos junto das comunidades mais vulneráveis. Os conteúdos que disponibilizamos online, bem como o aconselhamento dos formadores vão permitir encontrar as soluções mais adequadas para os desafios específicos que caracterizam a realidade e o quotidiano destas mulheres”, afirma Marta Moreira Dias, membro do Conselho Diretivo do .PT, em comunicado.
“Esta maternidade atípica, que transforma a vida de muitas mulheres e mães em cuidadoras, pelas dificuldades inerentes às necessidades dos seus filhos, a gestão acrescida de múltiplas atividades (consultas, terapias várias, escola, produtos de apoio, burocracias) e os desafios físicos, emocionais e financeiros da sua própria condição, levam muitas vezes ao isolamento social, perda de identidade pessoal e profissional e carência de rendimentos”, acrescenta Isabel Cavaca, presidente da direção da Addapters.
Esta maternidade atípica, que transforma a vida de muitas mulheres e mães em cuidadoras, pelas dificuldades inerentes às necessidades dos seus filhos, a gestão acrescida de múltiplas atividades (consultas, terapias várias, escola, produtos de apoio, burocracias) e os desafios físicos, emocionais e financeiros da sua própria condição, levam muitas vezes ao isolamento social, perda de identidade pessoal e profissional e carência de rendimentos.
“Esta parceria com a Rampa Digital é para nós um passo muito importante para mitigar alguns destes desafios, capacitar e apoiar as cuidadoras na concretização de ideias e sonhos, na gestão mais eficiente do seu tempo, potenciar o aumento de rendimentos através da profissionalização de hobbies e até na sua valorização pessoal”, conclui.
A Rampa Digital foi lançada pelo .PT e pelo Google.org, o braço filantrópico da Google, em junho, com o objetivo de contribuir, com tecnologia, para a recuperação e aceleração da economia portuguesa. O programa integra um conjunto de ações deformação e mentoria gratuitas em ferramentas digitais, e destina-se a micro e pequenas empresas, em particular de regiões marcadas pela assimetria geográfica, mulheres em situação de vulnerabilidade e jovens com necessidades especiais.
O acesso e o modelo de formação são gratuitos e estão disponíveis em www.rampadigital.pt.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rampa Digital e Addapters vão capacitar 100 mulheres em situação de vulnerabilidade
{{ noCommentsLabel }}