Rendimento Social de Inserção aumenta 10,3%. Medida custa 30 milhões
Ao fim de três anos, o RSI vai aumentar 10,3%, chegando a um valor de 209,11 euros. A medida vai custar 30 milhões de euros e é dirigida a mais de 198 mil pessoas em situação de pobreza extrema.
O valor de referência do Rendimento Social de Inserção (RSI) vai aumentar de 189,66 para 209,11 euros. A atualização, ao fim de três anos, traduz uma subida de 10,3% (mais cerca de 20 euros), e implica um aumento das prestações a pagar aos mais de 198 mil atuais beneficiários.
A portaria já foi publicada em Diário da República. Em declarações ao Público, que avançou a notícia, a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, indicou que a medida custará 30 milhões de euros e permitirá cumprir um dos compromissos assumidos na Estratégia Nacional contra a Pobreza.
A portaria assinada pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, e pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, prevê que a medida entre em vigor de imediato e “produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023”.
Esta prestação diferencial visa garantir a subsistência de pessoas em situação de pobreza extrema e o acesso está dependente de um conjunto de critérios (como o nível de rendimentos dos beneficiários e das suas famílias).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rendimento Social de Inserção aumenta 10,3%. Medida custa 30 milhões
{{ noCommentsLabel }}