Comissão de inquérito à TAP avança com abstenção do PS e PCP
Proposta pelo Bloco de Esquerda, comissão de inquérito vai avaliar, por exemplo, a atribuição de uma indemnização de meio milhão de euros à ex-administradora Alexandra Reis.
Vai avançar a comissão de inquérito ao papel do Estado na gestão da TAP. O Parlamento aprovou a proposta do Bloco de Esquerda para avaliar, por exemplo, a atribuição de uma indemnização de meio milhão de euros à ex-administradora Alexandra Reis. PSD, Chega, IL, BE, PAN e Livre votaram a favor. PS e PCP abstiveram-se.
A comissão parlamentar de inquérito será liderada pelo deputado socialista Jorge Seguro Sanches. O PS vai assumir a presidência, apesar de ter defendido que esse lugar deveria caber ao Chega. Na última conferência de líderes, tinha sido explicado que havia um empate entre Chega e PS seguindo o habitual método de Hondt na distribuição das presidências das comissões parlamentares, tendo ficado a decisão para a reunião desta sexta-feira. Em 10 de janeiro, o PS já tinha anunciado que iria viabilizar esta comissão de inquérito.
Também foram votadas duas outras propostas de comissão de inquérito à TAP, do Chega e do PCP, que acabaram chumbadas.
A proposta do PCP era um aditamento à comissão do Bloco de Esquerda e pretendia que a comissão explorasse as consequências da privatização da companhia aérea, em 2015. PSD, Iniciativa Liberal, PCP, PAN e Livre votaram a favor. Bloco de Esquerda, PS e Chega votaram contra.
A proposta do Chega pretendia avaliar a utilização dos fundos públicos junto da companhia aérea. Os votos a favor do PSD, Chega, Iniciativa Liberal e PAN foram insuficientes para os votos contra do PS e do PCP. Bloco de Esquerda e Livre abstiveram-se.
(Notícia atualizada às 13h01 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão de inquérito à TAP avança com abstenção do PS e PCP
{{ noCommentsLabel }}