CaetanoBus ganha contrato com alemã DB para 60 autocarros a hidrogénio
A empresa de Gaia assinou com a Deutsche Bahn “o maior acordo-quadro de sempre na Europa” para o fornecimento de autocarros elétricos movidos a hidrogénio, no valor de cerca de 40 milhões de euros.
Após um “exigente concurso internacional”, o operador alemão de transportes públicos Deutsche Bahn (DB) escolheu a CaetanoBus para o fornecimento da sua frota de autocarros a hidrogénio. A primeira encomenda de 60 unidades, equipadas com a nova geração de pilha de combustível da Toyota, entra em operação no início de 2024.
Com capacidade para até 81 passageiros (34 lugares sentados e 47 lugares em pé), de acordo com o layout definido pela DB, o modelo H2.City Gold é um autocarro de 12 metros de comprimento, com carroçaria de alumínio. A empresa de Vila Nova de Gaia promete uma autonomia de mais de 500 quilómetros, isto é, capaz de igualar a autonomia dos autocarros convencionais a diesel num único abastecimento.
Em comunicado, a maior fabricante nacional de carroçarias e autocarros sublinha que esta encomenda da DB, avaliada em cerca de 40 milhões de euros, é “mais um passo importante” para a presença de autocarros a hidrogénio da CaetanoBus no mercado alemão. Descrito como “o mais evoluído na adoção de solução de mobilidade a hidrogénio”, contabiliza atualmente mais de 55 unidades deste modelo em diferentes cidades alemãs, entre entregas concluídas e em produção.
No total, o H2.CityGold tem mais de 115 unidades vendidas para várias cidades na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal, havendo também autocarros Caetano deste modelo em operação na Arábia Saudita e na Austrália. O veículo é o resultado de uma parceria entre a Toyota e a CaetanoBus, sendo a empresa portuguesa a primeira na Europa a utilizar a tecnologia japonesa.
“Estamos orgulhosos de termos sido o fabricante [mais bem] posicionado num concurso internacional altamente exigente e termos sido a empresa escolhida pela Deutsche Bahn, um dos operadores de autocarros mais importantes da Europa”, destaca Nuno Lago de Carvalho, diretor comercial (CCO) da CaetanoBus, que tem como sócios a Toyota Caetano Portugal (TCP) e os japoneses do Mitsui Group, que em 2022 avançaram com um novo aumento de capital no valor de dez milhões de euros.
Thomas Klaus, Head of Buses Procurement Regio Germany da Deutsche Bahn AG, destaca, por outro lado, que os autocarros elétricos movidos a hidrogénio “têm a vantagem de serem reabastecidos muito mais rapidamente do que os autocarros elétricos a baterias, sendo que a sua longa autonomia é claramente a grande vantagem desta tecnologia para substituir os autocarros a diesel e promover uma transição suave das nossas operações”.
Em janeiro, a fabricante de autocarros e chassis anunciou que iria fornecer 30 autocarros elétricos à Carris, com o custo associado a esta compra a ascender a 12,7 milhões de euros. Foi a segunda vez que a empresa encomendou este tipo de autocarros à CaetanoBus, havendo desde 2019 15 unidades já a operar. Tal como os autocarros, também os respetivos carregadores são produzidos em Portugal.
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