UBS em negociações para comprar Credit Suisse
Para acabar com a desconfiança, o UBS está a negociar a compra de parte ou totalidade do Credit Suisse. Os reguladores querem uma solução até à abertura da bolsa na segunda-feira de manhã.
O UBS está em negociações para comprar parte ou a totalidade do Credit Suisse, com os conselhos de administração dos dois maiores bancos da Suíça a prepararem reuniões separadas no fim de semana para avaliar uma eventual fusão, de acordo com jornal Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).
O Banco Central da Suíça e o regulador Finma estão a coordenar as negociações num esforço para restaurar a confiança no sistema financeiro helvético. Uma intervenção que surge depois de o banco central ter lançado uma boia de salvação ao Credit Suisse no valor de 50 mil milhões de francos suíços, que não foi suficiente para conter a pressão dos mercados.
Uma fonte adiantou ao Financial Times que os reguladores suíços já comunicaram aos homólogos dos EUA e do Reino Unido, esta sexta-feira à noite, que a fusão dos dois bancos era o “plano A” para travar a espiral de desconfiança em torno do Credit Suisse, que teve uma semana louca com um afundanço de 25% no seu valor de mercado, depois de o principal acionista ter descartado mais capital.
Credit Suisse afunda 25% esta semana
Fonte: Reuters
O jornal avança ainda que há outras opções em discussão entre os dois bancos, que se encontram a avaliar restrições regulatórias em diferentes jurisdições. O próprio UBS está a analisar os riscos potenciais que a fusão com o Credit Suisse ou outra opção possa ter para o seu negócio.
O UBS tem um valor de mercado de 56,6 mil milhões de dólares, enquanto o Credit Suisse, depois de perder 2,7 mil milhões esta semana, tem um market cap de 8 mil milhões.
Do lado do banco central, o objetivo passa por chegar a um acordo sobre uma solução simples e direta antes da abertura dos mercados na segunda-feira.
Nenhuma das partes envolvidas neste processo quis fazer comentários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UBS em negociações para comprar Credit Suisse
{{ noCommentsLabel }}