Lista de IVA zero vai integrar 35 a 40 produtos
Luís Marques Mendes revelou no comentário semanal na SIC que já há um acordo entre o Governo e a distribuição para garantir descida de preços de bens essenciais. Falta acordo com a produção.
O Governo já terá fechado um acordo com a associação representativa da distribuição, a APED, para garantir que a redução do IVA para zero por cento num conjunto de bens alimentares essenciais vai ter efeito no preço final a pagar pelos consumidores, garantiu Luís Marques Mendes no comentário semanal na SIC.
Segundo Marques Mendes, estão escolhidos 35 a 40 produtos alimentares, dos mais vendidos, e de acordo com as indicações do Ministério da Saúde tendo em conta critérios nutricionais. E segundo o comentador, a lista vai integrar produtos como batata, arroz, massa, cebola, cenouras, tomate, leite meio gordo, frango, pão, fruta (maçã, laranja e banana), feijão, iogurtes, queijo, vários legumes (brócolos, curgetes, alho francês), peixes (salmão e pescada), carne de porco, azeite e ovos.
Marques Mendes adiantou que já há um acordo entre o Governo e a APED, mas o ECO não conseguiu confirmar a informação. E acrescentou que ainda falta um entendimento com os produtores, através da CAP.
O advogado, que tem um comentário ao domingo no jornal da noite da SIC, elogiou a decisão do Governo de aumentar a Função Pública, mas criticou o facto de ter deixado de fora o setor privado e os pensionistas. Marques Mendes reconheceu também a importância do apoio de 30 euros por mês às famílias mais vulneráveis, mas considerou que chegam tarde.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lista de IVA zero vai integrar 35 a 40 produtos
{{ noCommentsLabel }}