BRANDS' TRABALHO Mais inteligência artificial, mais humanização

  • BRANDS' TRABALHO
  • 6 Abril 2023

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem o potencial de revolucionar a área dos recursos humanos.

Por meio da análise de dados, a IA pode ajudar os profissionais de recursos humanos a tomar decisões mais informadas e a melhorar as suas estratégias de gestão de pessoas, especialmente nas áreas de recrutamento e seleção de pessoas, análise do desempenho dos colaboradores, gestão de talento, gestão de benefícios e recompensas, e prevenção da rotatividade dos colaboradores.

Na área do recrutamento e de seleção de pessoas, a Inteligência Artificial pode auxiliar na triagem de currículos e na elaboração de anúncios, ao criar sistemas de triagem automáticos com base em palavras-chave e outros critérios predefinidos; ao utilizar algoritmos de aprendizagem para identificar candidatos com base em critérios específicos, como histórico de funções e/ou habilidades; ou ao produzir anúncios em poucos segundos, seguindo as orientações gerais fornecidas.

Em relação à análise do desempenho dos colaboradores, a IA, com base num sistema automatizado de análise de dados, poderá identificar tendências, padrões e oportunidades de melhoria. Dentro desta área, estão incluídas tarefas como a análise de uma enorme quantidade de dados em poucos segundos, a previsão do desempenho futuro, com base no histórico do desempenho de cada colaborador e/ou outros dados relevantes, ou a identificação de padrões e de tendências de desempenho, relacionados com toda a organização.

Posteriormente, na gestão de talento, a Inteligência Artificial pode contribuir para simplificar os processos dos profissionais de recursos humanos, identificando lacunas nas skills e oportunidades de desenvolvimento, por exemplo. Dentro deste campo, pode-se identificar colaboradores com potencial de liderança e desenvolver planos de sucessão, e analisar dados de desempenho para identificar colaboradores que estão prontos para novas oportunidades ou desafios.

Ricardo Carneiro, Senior Director de Recrutamento e Seleção Especializado na Multipessoal

Na área da gestão de benefícios e de recompensas, a IA permite automatizar essa gestão, com base na eficiência e na justiça, através de, por exemplo: análises de dados para determinar salários competitivos e pacotes de benefícios, para uma certa indústria e/ou região; identificação de pessoas elegíveis para promoções ou aumentos salariais; e análise de dados para determinar a eficácia dos benefícios aplicados e de programas de recompensas existentes.

Por último, em relação à prevenção da rotatividade dos colaboradores, a Inteligência Artificial pode ajudar os profissionais de recursos humanos, prevendo a rotatividade e identificando medidas para reduzi-la. Alguns exemplos das tarefas que podem ser realizadas nesta área são, por exemplo, a análise de dados com o objetivo de identificar os fatores que contribuem para a rotatividade; a previsão das taxas de rotatividade com base em dados históricos e outros fatores relevantes; e ainda a identificação de potenciais saídas da organização, por parte de colaboradores, e desenvolvimento de planos de ação para mantê-los envolvidos e motivados.

Estes são apenas alguns exemplos da forma como a IA pode ser aplicada para ajudar os profissionais de recursos humanos a simplificar processos e a automatizar sistemas. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que surjam ainda mais oportunidades para a Inteligência Artificial continuar a contribuir para a melhoria das práticas de recursos humanos e para aperfeiçoar a gestão de pessoas nas organizações. Ainda assim, esta ferramenta não substitui completamente o papel humano na gestão de pessoas. Apenas ajuda a que estes consigam dedicar mais tempo a tomar decisões estratégicas e a garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Ricardo Carneiro, Senior Director de Recrutamento e Seleção Especializado na Multipessoal

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