Candidaturas ao Porta 65 atrasadas devido a novas regras
As novas regras relativas ao programa Porta 65 Jovem estão a atrasar a abertura do novo período de candidaturas. Interessados poderão candidatar-se em abril, mas só no final do mês, segundo o Governo.
As novas regras relativas ao programa Porta 65 Jovem, que prevê ajudar os jovens portugueses a aceder a habitação com rendas compatíveis ao seu rendimento, estão a atrasar a abertura do novo período de candidaturas, avança o Público (acesso pago). Executivo garante que interessados poderão candidatar-se como previsto ainda em abril, mas apenas no final do mês.
O programa Porta 65 conta com novas regras desde o início deste ano, na sequência das alterações previstas no Orçamento do Estado para 2022, mas que só este ano entraram em vigor, nomeadamente no que toca à subida dos tetos das rendas. Além disso, no âmbito do pacote “Mais Habitação”, o Governo introduziu novas mudanças, entre as quais optando por eliminar os períodos de candidatura do Porta 65, que passará a funcionar de forma contínua ao longo de todo o ano.
Contudo, esta alteração só deverá entrar em vigor em junho, segundo revelou a ministra Marina Gonçalves, pelo que os dois períodos de candidatura previstos para este mês deste ano ainda se deveriam manter. Mas, segundo o Público, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) ainda está a fazer os ajustes necessários e ainda não foi aberto sequer o primeiro período de candidatura ao programa. Contactado pelo jornal, o IHRU não respondeu, já fonte oficial do Ministério das Infraestruturas garante que “o período de candidaturas do Porta 65 ocorrerá no final do mês de abril”, pelo que ao contrário do que acontecia até agora não haverá dois períodos de candidatura este mês, mas só um.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Candidaturas ao Porta 65 atrasadas devido a novas regras
{{ noCommentsLabel }}