Assista aqui: Cuidar das pessoas. Como liderar para o bem-estar?

  • Trabalho
  • 17 Abril 2023

Portugal é um dos países europeus em que os trabalhadores estão mais expostos a burnout. O que estão a fazer as lideranças para mitigar este problema com elevados custos para a saúde e empresas?

Portugal é dos países europeus em que os trabalhadores estão mais expostos a burnout com elevados custos para a sua saúde e para a saúde económica das empresas.

Estima-se que os problemas de saúde mental e o chamado presentismo resultem em perdas de produtividade de mais de 5 mil milhões de euros. Tanto quanto o Estado português atribuiu de apoio às empresas para fazer face à pandemia da Covid-19. O número, revelado por um estudo da Ordem dos Psicólogos, dá conta que temos em mãos uma potencial nova pandemia. Agora de saúde mental.

E o que estão a fazer as empresas para mitigar este problema? Que sistemas de alerta têm as lideranças implementado para detetar e ‘atacar’ precocemente o tema do burnout? De que modo estão (ou podem) reorganizar os modelos de trabalho para proporcionar um melhor ambiente de bem-estar? E o que mais pode ser feito?

Estes são alguns dos temas de “Cuidar das pessoas. Como liderar para o bem-estar?”, webtalk organizada pelo ECO em parceria com a Control, e que conta com Ana Sousa, vp of people lifecycle da Farfetch, e Vânia Beliz, psicóloga clínica e de saúde, como oradores convidados. A moderação está a cargo de Ana Marcela, diretora executiva do Trabalho by ECO.

Assista aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assista aqui: Cuidar das pessoas. Como liderar para o bem-estar?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião