Governo limita aumento do custo da água no Alqueva em 24%
O Governo decidiu esta terça-feira limitar o aumento do tarifário do custo da água na região do Alqueva em 24%. Este aumento traduz-se num valor médio de 1 cêntimo por metro cúbico.
O Governo decidiu esta terça-feira limitar o aumento do tarifário do custo da água na região do Alqueva em 24%, em vez dos 140% que se previa, caso se aplicasse a fórmula prevista anteriormente, adiantou o Ministério da Agricultura e da Alimentação. Este aumento traduz-se num valor médio de 1 cêntimo por metro cúbico (0,01€/m3).
“Esta atualização foi feita considerando um conjunto de fatores de otimização e não da aplicação de um modelo económico que previa um aumento na ordem de 140%”, explica a ministra da Agricultura, citada em comunicado, dando como exemplo “a implementação de um grande projeto fotovoltaico flutuante na rede primária do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva”, bem como “a expansão do empreendimento para novas áreas de regadio, envolvendo uma diluição dos custos fixos do sistema de distribuição de água”.
Nesse sentido, a ministra defende que a atualização do tarifário é “essencial para a competitividade dos sistemas de agricultura da região de Alqueva e para a manutenção da diversificação cultural do território”, sublinhou a Ministra Maria do Céu Antunes. A ministra enalteceu ainda o esforço financeiro que está a ser feito pelo Governo e pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), para garantir o acesso à água e, consequentemente, a viabilidade das produções.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o Parque Fotovoltaico de Alqueva representa um investimento de 45 milhões de euros e “permitirá reduzir, em 50%, os valores das compras à rede de eletricidade, contribuindo para a descarbonização da distribuição de água para o regadio e para o aumento da eficiência hídrica, pela redução da evaporação e do desenvolvimento de algas”, lê-se na nota de imprensa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo limita aumento do custo da água no Alqueva em 24%
{{ noCommentsLabel }}