Queixas dos tempos de espera na saúde são piores no privado
No setor público o maior motivo das queixas (16%) prende-se com problemas relacionados com a focalização no utente, enquanto nos hospitais privados prevalecem as questões financeiras (17,5%).
As reclamações quanto aos tempos de espera para atendimento pesam mais nas queixas dos hospitais e consultórios privados (22,47%) do que nas dos hospitais e centros de saúde públicos (12,9%), segundo os dados da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para o primeiro trimestre do ano, refere o Jornal de Notícias (acesso pago).
No total, de janeiro a março, a ERS recebeu 21.291 reclamações, elogios e comentários, sendo que 15.483 (72,72%) se trataram de queixas em unidades dos setores público, privado e social. O setor público recebeu a maioria das queixas, num total de 8717 (56,3%), tendo sido dirigidas ao privado 6471 (41,8%). As unidades do setor social são menos visadas pelo descontentamento dos utentes, com as reclamações a não chegarem às 300 (1,9%).
No setor público o maior motivo das queixas (16%) prende-se com problemas relacionados com a focalização no utente, enquanto nos hospitais privados prevalecem as questões financeiras (17,5%). No entanto, nos privados sem internamento, os procedimentos administrativos são o motivo da maior parte das queixas (19,4%).
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