“É do interesse geral dos bancos” ajudar mais as famílias, diz presidente da APB
Vitor Bentor reconhece que o setor se tem disponibilizado para ajudar os clientes a pagar as prestações das casas, sublinhando ser do "interesse geral dos bancos" fazê-lo.
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) considera ser “do interesse geral dos bancos” ajudar os clientes com dificuldades no pagamento das prestações da casa. Em entrevista conjunta ao Diário de Notícias e à radio TSF, Vítor Bento afirma que a banca tem estado a ajudar as famílias em dificuldade, enumerando as medidas postas em prática, nomeadamente, a renegociação dos créditos ou a bonificação dos juros. “É do interesse dos bancos, de facto, facilitarem a vida aos seus clientes e estão a fazê-lo e, tanto quanto me é dado saber, não há situações críticas”, adianta o banqueiro.
O responsável disse ainda acreditar que a renumeração dos depósitos vai aumentar. “Não tenho dúvidas de que vai inevitavelmente haver um processo concorrencial, porque acima de tudo nestas coisas o que é essencial assegurar é que haja concorrência, e para haver concorrência é preciso os dois lados, isto é, é preciso também que os clientes sejam parte ativa nessa concorrência”, frisou.
Sem se querer pronunciar abertamente sobre a atualidade política, Vítor Bento defendeu implicitamente uma remodelação governamental ao equiparar um Governo a uma equipa de gestão. “As equipas de gestão são compostas por um líder e por uma equipa que tem de ser o mais funcional possível. Portanto, compete ao líder dotar-se da equipa que seja o mais funcional possível e, portanto, as fraquezas da equipa refletem-se na performance do líder e a performance do líder, as escolhas do líder, refletem-se nas capacidades da equipa”, explicou.
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos alertou ainda para os riscos de a inflação perdurar no tempo e como isso potencia uma nova recessão. Por isso apelou a que se mantenha a inflação “contida”. “Se deixarmos que ela perdure por mais tempo vamos ter de ter um esforço maior e provavelmente uma recessão, aí sim uma recessão maior que vai ter um custo social maior“, afirmou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“É do interesse geral dos bancos” ajudar mais as famílias, diz presidente da APB
{{ noCommentsLabel }}