Distúrbios em Paris provocam prejuízos de 20 milhões de euros na rede de transportes
Os protestos em Paris, no seguimento da morte de um adolescente às mãos da polícia, já provocaram cerca de 20 milhões de euros em danos na rede de transportes. Detidos ultrapassam os 2 mil.
As revoltas em Paris já provocaram cerca de 20 milhões de euros em danos nos transportes públicos, avança esta segunda-feira a transportadora regional. Seis dias após a polícia francesa balear um jovem de 17 anos em Paris, as revoltas nas ruas parisienses continuam e já resultaram em autocarros e linhas férreas incendiadas e danificadas, além de outras infraestruturas urbanas destruídas, admitiu a rede regional de transportes de Ile-de-France em comunicado à AFP.
Os protestos e distúrbios pela morte do adolescente Nahel M. em Nanterre, na passada terça-feira, levaram o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, a mobilizar 45 mil polícias. Segundo o ministério do Interior francês, mais de 2 mil pessoas já foram detidas desde o início dos protestos, das quais 157 ocorreram durante a noite de domingo para esta segunda-feira, avança a CNN internacional.
O polícia que disparou sobre o jovem foi acusado de homicídio voluntário e colocado em prisão preventiva. Já o presidente francês, Emmanuel Macron, irá reunir com os autarcas franceses de modo a “entender profundamente” a causa dos distúrbios, avançou fonte próxima citada pela CNN. O governo francês irá também gastar cerca de 20 milhões de euros em reparações de câmaras de vigilância ainda antes do final do verão, esclareceu Gérald Darmanin.
Após a morte do jovem, nos arredores de Paris, surgiram protestos em várias cidades francesas, bem como trocas de acusações em relação à forma como as comunidades marginalizadas francesas são policiadas. Segundo Darmanin, muitos dos detidos são menores com uma idade média de 17 anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Distúrbios em Paris provocam prejuízos de 20 milhões de euros na rede de transportes
{{ noCommentsLabel }}