Fitch sobe rating das obrigações hipotecárias do Montepio para notação máxima
A agência subiu o rating das Obrigações Hipotecárias do Banco Montepio em mais 1 nível, de AA para AA+, com perspetiva estável.
A Fitch subiu o rating das obrigações hipotecárias do Banco Montepio de AA para AA+, atingindo “a notação máxima passível de ser atribuída pela agência a emitentes portugueses”, anunciou o banco num comunicado ao mercado.
“A agência de notação financeira Fitch Ratings subiu o rating das Obrigações Hipotecárias (OH) do Banco Montepio em mais 1 nível, de AA para AA+, com perspetiva (‘Outlook’) estável (‘Stable’)”, de acordo com a mesma nota.
No documento, a instituição financeira acrescenta que esta ação “decorre da subida do ‘rating’ de longo prazo (‘IssuerDefault Rating’) do Banco Montepio”, que, por sua vez, resulta da diminuição de risco no balanço, nomeadamente a redução de ativos não produtivos e não estratégicos em benefício da posição de capital do Banco, conforme divulgado em 03 de julho de 2023, acrescenta o Montepio.
Em 3 de julho a agência de notação financeira tinha já subido o rating da dívida sénior não garantida do Banco Montepio de B- para B+, mantendo a perspetiva positiva, bem como revisto em alta os ratings de outros elementos, como o de longo prazo dos depósitos – então tinha passado de B+ para BB-.
O rating das OH do Banco Montepio tinha sido revista em alta de AA- para AA em dezembro de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fitch sobe rating das obrigações hipotecárias do Montepio para notação máxima
{{ noCommentsLabel }}