5 coisas que vão marcar o dia
No dia em que o FMI atualiza as perspetivas económicas mundiais, arranca a reunião da Reserva Federal dos EUA para decidir um novo aumento das taxas de juro.
Esta terça-feira está em destaque o início da reunião de dois dias da Reserva Federal norte-americana, bem como a divulgação do World Economic Outlook de julho pelo Fundo Monetário Internacional e a apresentação dos resultados trimestrais de tecnológicas dos EUA. Por cá, há dados do Banco de Portugal sobre o mercado de crédito e ainda o balanço da atividade parlamentar.
Como evolui o mercado de crédito?
O Banco de Portugal dá a conhecer os dados do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito relativos ao segundo trimestre. Nos primeiros três meses do ano, a procura de crédito para comprar casa em Portugal caiu, devido à subida dos juros, registando-se, no caso dos particulares, uma “ligeira redução dos spreads em empréstimos para habitação de risco médio”. O banco central divulga ainda dados do financiamento das administrações públicas.
Balanço da atividade parlamentar
Pelas 11 horas, o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, faz o balanço da primeira sessão legislativa da atual XV Legislatura, que foi marcada por temas como a lei da eutanásia, a agenda do trabalho digno, o programa “Mais Habitação” e o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde. O diploma sobre metadados, a reforma das ordens profissionais, mudanças na lei do tabaco ou a revisão constitucional são alguns dos dossiers parlamentares que ficam para a próxima sessão legislativa, que arranca em setembro.
Reserva Federal volta a aumentar as taxas de juro?
O Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do banco central dos EUA inicia esta terça-feira uma reunião de dois dias, que deverá culminar na retoma da subida das taxas de juro, depois da pausa na reunião de junho. Nas últimas semanas, o presidente da instituição tem vindo a insistir que ainda se podem esperar pelo menos duas subidas adicionais antes do final do ano. A generalidade dos analistas antevê um aumento em 25 pontos base, o que elevaria as taxas de juro para o intervalo entre 5,25% e 5,50%.
World Economic Outlook do FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga o World Economic Outlook (WEO) de julho, com previsões atualizadas para a economia mundial e a Zona Euro, incluindo Portugal, no que respeita ao PIB e à taxa de desemprego. No documento publicado em abril, a instituição liderada por Kristalina Georgieva antecipava um crescimento do PIB nacional de 1% para este ano, acima da média dos 20 países da moeda única (0,8%).
Resultados das tecnológicas norte-americanas
Ainda esta terça-feira, a Microsoft divulga os resultados do 4.º trimestre do ano fiscal de 2023. No seu terceiro trimestre fiscal, terminado a 31 de março, a empresa liderada por Satya Nadella registou um aumento homólogo dos lucros em 9%, para 18,3 mil milhões de dólares. Já a Alphabet, dona da Google e do YouTube, apresenta as contas relativas ao 2.º trimestre, sendo que entre janeiro e março alcançou receitas de 69,8 mil milhões de dólares, num crescimento de 3%. Os lucros ascenderam a 15 mil milhões de dólares, menos 8,5% face a um ano antes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}