App Anda duplica uso em 2022 mas ainda não chega a 1% das validações do Andante

  • Lusa
  • 3 Agosto 2023

Em termos de vendas, a app Anda chegou aos 986 mil euros (representando 0,91% do total), também uma subida de mais do dobro face aos 450 mil euros de 2021.

A aplicação móvel (app) Anda, parte do sistema de bilhética Andante, da Área Metropolitana do Porto (AMP), mais do que duplicou o número de utilizações em 2022 face ao ano anterior, mas ainda não alcançou 1% do total de validações.

De acordo com o relatório e contas dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), que gerem o sistema Andante, foram registadas 1.285.283 viagens com recurso à app móvel (para já, apenas em sistema Android) em 2022, um valor que representa mais do dobro das 613.574 registadas em 2021.

Apesar do crescimento expressivo das viagens no ano passado, as validações através da app Anda ainda ficam abaixo do 1% do total, representando cerca de 0,78% dos 164,9 milhões de validações registados em todo o sistema Andante em 2022. Em 2021, a aplicação Anda tinha registado 0,53% do total dos 116,3 milhões de validações Andante, tendo assim também subido a proporção de validações face ao total.

Quanto à proporção em termos de vendas, a app Anda chegou aos 986 mil euros (representando 0,91% do total), também uma subida de mais do dobro face aos 450 mil euros de 2021 (0,60% do total). No total do ano, a Anda registou 25.187 novas adesões, um valor superior aos 8.814 registados em 2021.

Em 2022, segundo o relatório e contas dos TIP, “foram finalmente contratados e iniciados em 2022 os trabalhos de desenvolvimento da versão para IOS (Apple), tema indagado com grande insistência, quer pelos media quer pelos clientes em geral, e que o TIP considera um objetivo essencial ao relançamento da app Anda”. De acordo com as contas dos TIP, dos 140 mil euros previstos para o desenvolvimento da app no sistema IOS, da Apple, foram gastos 70,8 mil euros em 2022.

Para este ano, além do desenvolvimento da Anda para IOS, está prevista a integração na app “de uma solução de carregamento de cartões Andante (TopUp), colocando nas mãos dos clientes um eficaz canal de interação com o Andante, evitando a necessidade de presença física nas lojas Andante e restantes canais assistidos”. Está também prevista a “integração do Anda no novo Portal Andante” e a “eventual partilha destas tecnologias com outras regiões no âmbito da plataforma 1bilhete.pt”.

Quanto a outros desenvolvimentos no âmbito da desmaterialização da bilhética, os TIP esperam lançar este ano um portal Andante integrado no novo site, “criando, com os clientes Andante, uma dinâmica de conta e de interatividade”.

“O corolário dessa relação virá da digitalização, através do Portal Andante, de um conjunto de processos relacionados com a atualização de perfis e renovação das assinaturas, tornando estes processos acessíveis de forma remota e, como tal, mais simples e cómodos para os clientes, e minorando o impacto dos mesmos sobre a infraestrutura e logística de bilhética do TIP”, pode ler-se no relatório e contas.

Já relativamente ao pagamento via cartão bancário sem contacto (contactless), foram faturados 238,2 mil euros, depois de 54,8 mil em 2021, e foram registadas 119,2 mil validações, um valor superior aos 32,1 mil registados durante seis meses de 2021.

As validações têm como origem “cartões provenientes de cerca de 130 países diferentes, tendo representado uma percentagem a rondar os 84%” do total, algo influenciado pela tecnologia estar disponível em linhas de cariz turístico (linha do aeroporto do Metro do Porto e 500 da STCP). Os TIP já disseram à Lusa que pretendem iniciar a implementação dos pagamentos sem contacto nos transportadores de toda a rede no início de 2024.

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