Banca obrigada a entregar novos dados ao regulador
“O impacto das alterações dos juros na gestão do risco das taxas deve ser monitorizado de forma atempada, a exposição ao risco no atual ambiente de inflação alta e subida dos juros", justifica a EBA.
A Agência Bancária Europeia (EBA) antecipa a obrigatoriedade de reporte de dados que permitam avaliar o risco da subida dos juros no balanço das instituições. Assim, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander, Novo Banco, BPI, Banco Montepio e Crédito Agrícola – os sete bancos portugueses entre as 153 instituições financeiras que a EBA quer examinar – vão ter de entregar os dados até ao final de março de 2024 e não no final do próximo ano, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).
“O impacto das alterações dos juros na gestão do risco das taxas deve ser monitorizado com proximidade”, justifica a EBA, e “de forma atempada, a exposição ao risco no atual ambiente de inflação alta e subida das taxas de juro”.
Os riscos resultantes das alterações nas taxas de juro serão calculados para seis “cenários de choque” com base na margem financeira e no valor económico ou “Economic Value of Equity” (EVE), os dois indicadores que traduzem a sensibilidade das instituições bancárias às alterações nas taxas de juro. E, segundo fonte do setor, os produtos de taxa fixa poderão ser o principal alvo de atenção.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banca obrigada a entregar novos dados ao regulador
{{ noCommentsLabel }}