Foram colocados mais de 12.800 professores no início deste ano letivo
O ministro da Educação anunciou que 95% dos horários pedidos pelas escolas foram preenchidos com professores. Os "horários por preencher concentram-se no sul do país".
O ministro da Educação adiantou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que foram preenchidos 12.814 horários nas escolas portuguesas, representando os professores já colocados no início do ano letivo. Há mais professores colocados neste ano do que no ano passado, anunciou João Costa.
“Face aos horários pedidos pelas escolas, 95% destes têm professor atribuído”, disse o governante esta quarta-feira, assinalando que foram pedidos mais horários do que no ano passado. Os “horários por preencher concentram-se no sul do país”, nomeadamente em disciplinas como informática, físico-química, biologia e geologia.
Apesar de ainda não terem sido todos colocados, o governante assegurou que “até ao início das aulas temos duas reservas de recrutamento”, onde poderão ser atribuídos mais docentes. “Estão disponíveis para colocação 20.808 professores e teremos reserva de recrutamento” no início de setembro, indicou.
João Costa destacou as medidas já tomadas, salientando que ao contrário de anos anteriores, “há mais professores de quadro (64%) colocados nesta fase do que contratados (36%)”.
O ministro sinalizou ainda que se mantêm “em vigor as medidas tomadas para a aceleração da colocação dos professores em contexto de substituição”, pelo que “já neste momento quando não houver candidato disponível as escolas podem avançar” para a contratação direta de um professor pela escola.
É de recordar que o Presidente da República já promulgou o diploma relativo à contagem do tempo de serviço dos professores, depois de ter vetado a versão inicial. Apesar deste passo, os sindicatos representativos dos professores continuam a reivindicar mais avanços.
(Notícia atualizada às 17h55)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Foram colocados mais de 12.800 professores no início deste ano letivo
{{ noCommentsLabel }}