Greenvolt desiludida com negócio em Espanha
O CEO João Manso Neto assinala que a empresa está a assistir a um “bom desempenho” do negócio em Portugal.
O negócio de geração distribuída da Greenvolt em Espanha “não está de acordo com as nossas expectativas”, indicou João Manso Neto, o CEO da Greenvolt, assinalando que as empresas neste território têm adiado decisões de investimento.
Escolha o ECO como fonte preferida no Google
As declarações foram proferidas durante uma chamada com investidores, no rescaldo dos resultados do primeiro semestre da energética.
Na mesma chamada, a responsável pela Relação com os Investidores na Greenvolt, Ana Fernandes, reforçou que Espanha é o “maior desafio” da energética portuguesa nesta área, tendo em conta o “mercado difícil” que se vive de momento. A mesma justifica com a “incerteza política” que terá levado alguns clientes a “adiar decisões”. Contudo, diz estar confiante de que “a segunda metade [do ano] será melhor que a primeira”.
Já em Portugal e Itália o negócio está a avançar “bastante bem”, com o EBITDA em terreno positivo, continuou. João Manso Neto reforçou que a empresa estava a assistir a um “bom desempenho” do negócio em Portugal.
A mesma tendência não se verifica na Grécia, geografia na qual a Greenvolt ainda regista um EBITDA negativo. Isto deve-se à fase em que estão, de escalar as operações, justificou Ana Fernandes.
A Greenvolt, através da subsidiária Greenvolt Next, fechou em agosto a compra da espanhola Ibérica Renovables, especializada na construção de centrais fotovoltaicas. Uma operação sobre a qual não foram revelados detalhes.
Esta terça-feira, após o fecho dos mercados, a Greenvolt apresentou contas aos investidores, dando conta de um prejuízo de três milhões de euros nos primeiros seis meses do ano. O resultado foi justificado pela energética com o esforço de investimento em curso, aliado a um efeito cambial negativo. Já as receitas e o EBITDA subiram, respetivamente, 22,7% e 4,1% face ao período homólogo.
(Notícia atualizada com a clarificação de que o CEO se refere à área de geração distribuída em particular)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Greenvolt desiludida com negócio em Espanha
{{ noCommentsLabel }}