Ex-administrador do BPP detido para cumprir pena de seis anos de prisão
Fernando Lima foi detido esta sexta-feira para cumprir a pena de seis anos a que foi condenado pelos crimes de abuso de confiança qualificada, fraude fiscal qualificada.
Fernando Lima, ex-administrador do Banco Privado Português, foi detido esta sexta-feira para cumprir a pena de seis anos a que foi condenado pelos crimes de abuso de confiança qualificada, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, avança o jornal Observador.
O antigo gestor do BPP, de 53 anos, foi condenado em maior de 2021 a uma pena efetiva de seis anos de prisão, num processo de apropriação de cerca de dois milhões de prémios indevidos que os administradores da equipa de João Rendeiro – ex-presidente do banco que morreu na África do Sul – receberam entre 2003 e 2008.
A defesa de Fernando Lima, indica aquele jornal, ainda tentou impedir a execução da pena com requerimentos em que alegava a prescrição dos crimes de fraude fiscal qualificada e a solicitava a aplicação da amnistia da Jornada Mundial da Juventude. Mas como a amnistia tinha como limite os 30 anos, a juíza do caso rejeitou esta quinta-feira os argumentos da defesa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ex-administrador do BPP detido para cumprir pena de seis anos de prisão
{{ noCommentsLabel }}