Biden assina lei e ganha 45 dias para o shutdown do governo dos EUA
Até 17 de novembro o governo americano vai funcionar, depois de à última hora democratas e republicanos se terem entendido para uma solução provisória. Até lá não haverá apoio adicional à Ucrânia.
O presidente Joe Biden assinou o projeto de lei provisório para evitar uma paralisação do governo, aprovado pelo Congresso poucas horas antes do prazo crítico da meia-noite, quando o financiamento para agências federais estava prestes a acabar.
O Senado aprovou a medida no sábado à noite, após o congresso ter revertido a situação existente no início do dia, ao aprovar um projeto de lei bipartidário para estender o financiamento do governo terminando dias de incerteza sobre se uma paralisação poderia ser evitada.
“Esta noite, as maiorias bipartidárias na Câmara e no Senado votaram para manter o governo aberto, evitando uma crise desnecessária que teria infligido dor desnecessária a milhões de americanos trabalhadores”, disse Biden em comunicado no sábado. O presidente criticou os republicanos da Câmara pela confusão de última hora, acrescentando: “Em primeiro lugar, nunca deveríamos ter estado nesta posição”.
A medida manterá o governo aberto apenas até 17 de novembro e inclui ajuda a desastres naturais, mas não financiamento adicional para a Ucrânia ou para a segurança das fronteiras. Também inclui uma medida para manter operacional a Administração Federal de Aviação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Biden assina lei e ganha 45 dias para o shutdown do governo dos EUA
{{ noCommentsLabel }}