Consumo de media na era digital
O estudo "Consumo de media na era digital", realizado pela APAN e pela GfK, tem como objetivo ajudar todos os anunciantes a perceberem as potencialidades das ferramentas digitais.
A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a GfK realizaram um estudo sobre o consumo de media na era digital com o intuito de ajudar os anunciantes a começarem a comprar media, a estudarem media e, ainda, a entenderem quais são as diferenças que têm havido ao longo dos tempos.
Este estudo foi apresentado, pela primeira vez, na conferência Better Marketing – Mesmo Propósito, a 6 de junho, mas, dada a sua importância, a APAN e a GfK decidiram realizar outro evento, mais recentemente, para o qual foram convidadas algumas empresas associadas para debater este estudo e colocar as dúvidas e questões.
A conferência, que arrancou com a abertura de Ricardo Torres Assunção, Secretário Geral da APAN, foi iniciada com uma apresentação do estudo, feita por António Gomes, da GfK, que, de seguida, juntou-se a uma sessão de debate com Paula Duarte, da Nestlé, e Miguel Almeida, da MC Sonae. A conversa foi moderada por Carla Borges Ferreira.
“Na verdade, houve um primeiro estudo sobre este tema há 12 anos atrás, numa primeira abordagem por parte da APAN àquilo que podíamos antecipar, nomeadamente as consequências deste mundo digital e do impacto que a internet trazia. E, passados 12 anos, veio este desafio, que foi voltar a olhar para aquilo que na altura nós vimos“, explicou António Gomes.
O estudo, realizado durante o mês de abril de 2023, avaliou o comportamento de indivíduos de 16 a 70 anos, residentes em Portugal Continental, relativamente ao uso do digital. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, uma vez que foi construída uma comunidade online específica para este projeto, com tarefas e interação diária durante uma semana completa, mas também uma abordagem quantitativa, que se baseou numa amostra de 1200 entrevistas, proporcional à população portuguesa, pelas variáveis género, idade e região, através da técnica Mixed-Mode (CAPI e CAWI).
O foco na segmentação geracional esteve na base deste estudo, que acabou por avaliar os diferentes consumos de media digital por parte das diferentes gerações. Esta avaliação concluiu que há um aumento deste consumo por parte de todas as gerações, no entanto, é nas gerações mais novas que se evidencia uma maior relevância.
Perceber o que cada geração prefere e entender o que está ao alcance dos anunciantes para se tornarem atrativos para os diferentes segmentos esteve na base do debate desta conferência, que pode assistir no vídeo abaixo.
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