Catástrofes: seguros de habitação disparam nos EUA
A inflação, os problemas nas cadeias de abastecimento e o aumento da frequência das catástrofes naturais estão entre os responsáveis pelo aumento dos preços dos seguros para a habitação.
Os seguros para a habitação acompanham a tendência da frequência dos estragos das habitações provocados pelas catástrofes naturais – estão ambos a aumentar. O que está a acontecer nos Estados Unidos da América (EUA), onde os desastres naturais fizeram disparar os preços a pagar pelos seguros da habitação, de acordo com o estudo da Policygenius, escreve o New York Times (NYT).
93 mil milhões de euros é o valor aproximado do que as seguradoras dos EUA “pagaram em sinistros relacionados com desastres naturais em 2022”, avança o estudo citado pelo NYT. Resultado? A análise de risco (isto é, a avaliação das ameaças) aumentou e o valor que os clientes passaram a pagar às seguradoras por um seguro à habitação, denominado de prémio, “aumentou em média 21% desde maio de 2022 a maior de 2023, 12% superior ao do mesmo período no ano anterior”.
Segundo o New York Times, enquanto umas seguradoras reagem às catástrofes naturais com o aumento do valor das apólices, destacando-se a Florida, nos EUA, onde os prémios aumentaram cerca de 35%, influenciados pelo furacão Ian, que se tornou “o furacão mais caro da história”, aumento previsto pelos analistas do Keefe, Bruyette & Woods (KBW), como noticiou o Eco Seguros.
Outras seguradoras recusaram-se a renovar os seguros, como é o caso da “Farmers Insurance” que “anunciou que não vai renovar um terço das suas apólices na Flórida”, lê-se no jornal americano. Houveram ainda seguradoras que chegaram a declarar falência.
Importa salientar que o estudo analisou mais de 17,000 apólices renovadas com a Policygenius em 46 estados e na capital estadunidense, Washington, D.C., informa o New York Times.
Para além dos desastres naturais, a inflação e os problemas nas cadeias de abastecimentos também contribuem para o aumento do preço dos seguros, visto que “tornam as reparações mais casas e o aumentam dos preços das casas no geral”, lê-se no jornal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Catástrofes: seguros de habitação disparam nos EUA
{{ noCommentsLabel }}