Novobanco agrava comissões nas contas, cartões e cheques. Isto é o que vai mudar
Manutenção da conta e cartões de crédito e de débito vão ficar mais caros no início do próximo ano. Cheques e operações em bolsa encarecem já em dezembro. Veja o que vai mudar.
O Novobanco vai agravar o preçário em alguns dos seus produtos e serviços no início do próximo ano. As contas pacote e os cartões de crédito e de débito vão ficar mais caros em janeiro. Antes disso, ainda em dezembro, os cheques e algumas operações em bolsa vão sofrer agravamentos.
O banco liderado por Mark Bourke é o primeiro dos grandes bancos em Portugal a anunciar uma subida das comissões no próximo ano, contrariando aquilo que era uma expectativa do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, que esperava que o setor pudesse desagravar os custos sobre os seus clientes tendo em conta que estão a beneficiar de forma expressiva com a alta de juros.
Ao ECO, a instituição financeira sublinha que “estas alterações aproximam o Novobanco dos valores do mercado e, mesmo assim, se considerarmos os cinco maiores bancos em Portugal, o Novobanco continua a ter das contas pacote mais competitivas no mercado na grande maioria dos segmentos”.
Cheques e operações na bolsa encarecem em dezembro
A revisão do preçário será executada em dois momentos, de acordo com a informação que comunicou aos clientes e já disponibilizou no seu site.
A 20 de dezembro dá-se uma subida generalizada na comissão de requisição de cheques. Por exemplo, requerer 20 cheques ao balcão ou por telefone passa a custar 48,75 euros (mais imposto de selo), um aumento de 5,25 euros face ao preço atual. Fazendo o pedido na internet ou no ATM, o custo de 20 cheques sobe cinco euros para 45 euros.
Também a 20 de dezembro alguns preços na intermediação financeira vão subir. O banco vai passar a cobrar 0,45% nas ordens recebidas e transmitidas com recurso a tratamento automático no mercado nacional envolvendo montantes até 200 mil euros, quando até agora cobra aquela margem em operações até 100 mil euros. A comissão mínima sobe dos 10,5 euros para os 11 euros. O depósito e levantamento de valores mobiliários também encarecem.
Contas pacote mais caras em janeiro
Depois, a 19 de janeiro, entram em vigor os novos preços na manutenção contas de depósito e também nos cartões de crédito e de débito, na maioria dos casos com agravamentos.
Na Conta 100% — a mais comercializada pelo banco –, a comissão de manutenção (sem bonificação) sobe dos 6,90 euros para os 7,50 euros por mês (mais imposto de selo). Se bonificar (e a grande maioria consegue essa bonificação, de acordo com o banco), a comissão que é hoje de 3,5 euros mensais passa para 5,50 euros no caso de bonificação intermédia ou para 4,50 euros no caso de bonificação máxima.
Além de introduzir um sistema de dois níveis de bonificação, o banco aperta o critério que permite ao cliente ter direito a bonificação na conta. Nota o banco que passou a considerar a receção do extrato e documentação pelos canais digitais como critério para obter a bonificação máxima das contas “com o objetivo de minimizar o impacto ambiental da sua oferta”.
Estas contas também vão sofrer agravamentos na comissão de manutenção: Conta 360º, Conta 26.31, Conta Dupla Vantagem, Conta 100% Dupla Vantagem, Conta 360º Dupla Vantagem, Conta 100% Parceiro, Conta Nº1, Conta Easy NB e Serviço Easy NB, Conta 18.31, Conta +351.
O Novobanco destaca que as contas pacote (à exceção da conta 18.25 em que o cartão de crédito não está incluído) incluem tudo o que é necessário para o dia-a-dia dos clientes, incluindo cartões de débito e de crédito, operações online gratuitas na sua maioria, entre outros benefícios, sem custos adicionais para lá da comissão de manutenção.
Quanto aos clientes jovens, “as contas são totalmente isentas de comissões de manutenção de conta mensais, e a conta para jovens adultos (conta 2631) também continua a ter um custo de zero euros se o cliente tiver o ordenado domiciliado, extrato digital e compras com cartões”, acrescenta o Novobanco.
No que diz respeito ao preçário dos cartões, também há alterações que entram em vigor no primeiro mês do próximo ano. A disponibilização de cartão de crédito Branco no primeiro ano e seguintes para outros titulares sobem de custo para todos os limites de crédito. Ficam mais baratos os cartões Verde e Gold.
Nos cartões de débito, ficará mais caro substituir o Débito Jovem, UP e outros cartões Tipo Débito Jovem e o @Work, Débito e outros cartões Tipo Débito.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novobanco agrava comissões nas contas, cartões e cheques. Isto é o que vai mudar
{{ noCommentsLabel }}