“Web Summit tem condições para decorrer com normalidade”, assegura Governo
Após a fuga das grandes tecnológicas, na sequência das polémicas posições de Paddy Cosgrave, o Governo português assegura que há condições para a Web Summit decorrer com "normalidade".
Apesar da fuga das grandes tecnológicas como a Google, Facebook e Amazon, na sequência da posição polémica de Paddy Cosgrave sobre o conflito entre Israel e o Hamas, o Governo português assegura que a Web Summit “tem condições para decorrer com normalidade”, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério da Economia esta terça-feira.
“Dando cumprimento ao acordo celebrado com a Web Summit, o Governo mantém-se assim empenhado na realização do evento, nesta e nas próximas edições, e tudo fará para que a iniciativa decorra como o previsto, em particular na mobilização das startups, cujo trabalho é fundamental para dar resposta aos desafios do futuro”, refere o Executivo.
Nos últimos dias, várias tecnológicas cancelaram a participação no evento de tecnologia que vai decorrer em Lisboa entre os dias 13 e 16 de novembro, incluindo as big tech Amazon Web Services, Meta (dona do Facebook), Alphabet (dona do Google), depois de o agora ex-CEO da Web Summit ter publicado na rede social X (ex- Twitter) que “os crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando são cometidos por aliados, e devem ser chamados isso mesmo”.
A declaração de Paddy Cosgrave desencadeou uma reação imediata de Israel, que foi a primeira a retirar-se da conferência, seguindo-se depois fundos de capital de risco como a Sequoia e a VC e companhias tecnológicas.
Face aos acontecimentos que foram sucedendo, o ministro da Economia e do Mar realizou na semana passada um conjunto de contactos com os diferentes stakeholders do evento “para avaliar a situação e assegurar que continuam a existir as condições necessárias para a edição de 2023”.
António Costa Silva declara agora que as “informações recolhidas até ao momento” dão garantias para a realização do evento deste ano e sublinha a importância da Web Summit para a economia e para a transformação tecnológica do país.
(Notícia atualizada às 20h04)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Web Summit tem condições para decorrer com normalidade”, assegura Governo
{{ noCommentsLabel }}