Costa destaca “dupla boa notícia” do BCE

  • Lusa
  • 26 Outubro 2023

O primeiro-ministro realçou que “a primeira é o BCE reconhecer que há uma tendência sustentada da redução da inflação” e a segunda do banco central é a da decisão de “não aumentar de novo as taxas".

O primeiro-ministro, António Costa, destacou esta quinta-feira, em Bruxelas, duas “boas notícias” do Banco Central Europeu (BCE), caso do reconhecimento da redução da inflação e a manutenção das taxas de juro.

Referindo-se a uma “dupla boa notícia”, o primeiro-ministro realçou que “a primeira é o BCE reconhecer que há uma tendência sustentada da redução da inflação” e a segunda do banco central é a da decisão de “não aumentar de novo as taxas de juro”.

A manutenção das taxas de juro, salientou o chefe do executivo português, “é um bom princípio” para que o debate que os líderes da União Europeia terão, na sexta-feira, com a presidente do BCE, Christine Lagarde, possa decorrer “num clima distinto daquele que tem sido feito até agora”.

“Eu acho que é um bom sinal que reforça a confiança no futuro das economias”, disse ainda, adiantando espera que “esta pausa seja a que antecede a redução progressiva das taxas de juro”. O líder do Governo referiu, por outro lado, que neste momento há outro tema “muito crítico” do ponto de vista económico: o do acordo necessário, até final do ano, sobre as regras de governação económicas da UE.

“Têm estado suspensas desde o início da pandemia e se não houver acordo, a partir de janeiro começam a ser aplicadas”, lembrou, acrescentando que um conjunto de países, incluindo a Alemanha, “dificilmente as conseguiriam cumprir”.

Os líderes da UE reúnem-se esta quinta e sexta-feira em Bruxelas para debater as tensões no Médio Oriente, visando uma pausa humanitária em Gaza e negociações sobre uma solução de dois Estados, além de desafios europeus como as migrações, segurança e questões orçamentais.

Ao nível geopolítico, também será discutida a invasão da Ucrânia pela Rússia, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a participar por videoconferência no início da cimeira, quando a UE equaciona como usar os bens congelados da Rússia para financiar a reconstrução da Ucrânia.

Na sexta-feira, está agendada uma cimeira da zona euro, com a participação de Lagarde. O BCE anunciou esta quinta que deixou as taxas de juro inalteradas, o que acontece pela primeira vez desde julho de 2022. Esta pausa foi anunciada depois de 10 subidas consecutivas das taxas de juro e numa altura em que a inflação dá sinais de abrandar.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa destaca “dupla boa notícia” do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião