Marcelo aceita demissão de Costa e convoca Conselho de Estado
Presidente aceitou demissão de Costa do cargo de primeiro-ministro e chamou partidos para serem ouvidos amanhã. E fala ao país "imediatamente" após a reunião do Conselho de Estado na quinta.
O Presidente da República vai falar ao país esta quinta-feira, depois de António Costa ter pedido a demissão do cargo de primeiro-ministro por ser alvo de uma investigação do Supremo por suspeitas de negócios do lítio. Demissão que o chefe de Estado aceitou.
Minutos depois de Costa ter anunciado a sua demissão, o chefe de Estado fez saber, através do site da presidência, que chamou a Belém os partidos com assento parlamentar para serem ouvidos esta quarta-feira.
Já o Conselho de Estado foi convocado para reunir um dia depois, na quinta-feira pelas 15 horas, sendo que o Presidente da República fala ao país “imediatamente a seguir” à reunião dos conselheiros.
Perante este cenário, o Presidente da República tem duas possibilidades em cima da mesa para decidir o futuro governativo do país: convidar o PS a formar novo Governo, com um outro primeiro-ministro, ou convocar eleições antecipadas.
Mas a mais provável será o caminho da dissolução da Assembleia da República que resultará na convocação de eleições legislativas antecipadas.
Até porque, no discurso da tomada de posse do Governo, o chefe de Estado vincou que os portugueses tinham dado uma maioria absoluta “a um partido, mas também a um homem” e que não seria “politicamente fácil que essa cara, que venceu de forma incontestável e notável as eleições, possa ser substituída por outra a meio do caminho”.
O aviso de Marcelo enquadrava, assim, o cenário de saída de António Costa para um cargo europeu após as eleições europeias do próximo ano, tal como aconteceu com Durão Barroso em 2004. A ambiente agora é diferente. Costa foi empurrado a deixar a residência de São Bento por um caso de justiça.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo aceita demissão de Costa e convoca Conselho de Estado
{{ noCommentsLabel }}