Governo começa hoje a pagar a última tranche do apoio de 90 euros às famílias vulneráveis
Os beneficiários da tarifa social de energia e prestações sociais mínimas começam a receber esta segunda-feira a quarta tranche do apoio extraordinário de 90 euros.
Um milhão de famílias começa esta segunda-feira a receber a quarta e última tranche do apoio de 90 euros atribuído aos aos beneficiários da tarifa social de energia e de prestações mínimas sociais, confirmou ao ECO o Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
Este apoio extraordinário foi anunciado pelo Governo no final de março para apoiar as famílias mais vulneráveis face à escalada da inflação no último ano. Corresponde a um “cheque” de 30 euros mensais por agregado familiar, pago trimestralmente.
A primeira prestação começou a ser paga a 19 de abril, a segunda em 19 de junho e a terceira a 18 de agosto. Agora é libertada a quarta e última tranche do apoio, paga por transferência bancária, sendo que, se é elegível para receber estes pagamentos, o Governo recomenda confirmar se o IBAN está atualizado na Segurança Social Direta.
No total, através desta medida, os beneficiários receberam um total de 360 euros. Entretanto, a taxa desacelerou para 2,1% em outubro, em termos homólogos.
Para o próximo ano, o Governo decidiu acabar com a isenção do IVA num conjunto de 46 produtos alimentares, passando a canalizar “os apoios no domínio alimentar para as famílias mais carenciadas, mediante a substituição do IVA Zero no cabaz alimentar, pelo reforço das prestações sociais”, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2024. Nesse contexto, o cabaz passa a estar integrado dentro das prestações do abono de família.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo começa hoje a pagar a última tranche do apoio de 90 euros às famílias vulneráveis
{{ noCommentsLabel }}