Escritórios têm os dias contados? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.
Se noutros tempos passar da secretária esquecida ao fundo do escritório para o almejado gabinete do canto era um símbolo de sucesso profissional, hoje — com o boom do teletrabalho e do regime híbrido — essa relação dos trabalhadores com os escritórios está a mudar. Terão os escritórios tradicionais os dias contados? Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro“, Caetano de Bragança, head of workplace strategy na JLL, junta-se a nós para debater essa questão, garantindo que os escritórios podem ainda dar um contributo relevante para a competitividade das empresas“.
Ouça o episódio no leitor acima ou aqui.
“Ninguém precisa de ir ao escritório, no sentido em que, para funcionarmos, todos conseguimos fazê-lo a partir de casa. O escritório é um opcional, mas as pessoas veem imensas vantagens. Por isso é que 95% das empresas portuguesas nos dizem que o escritório vai continuar a ser central“, sublinha o responsável.
E atira que acredita que a colaboração presencial continua a ser “um enorme acelerador de processos dentro das empresas“. “O escritório continua a servir como ferramenta que ajuda as empresas a ter uma vantagem face às outras“, sublinha.
Falamos de cultura de trabalho, escritórios adaptados e até sobre o futuro dos espaços de cowork, sem esquecer o papel da sustentabilidade nesta trajetória.
O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.
Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?
Neste mês de novembro, vamos explorar essa questão do ponto de vista dos modelos de trabalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Escritórios têm os dias contados? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
{{ noCommentsLabel }}