Oitante duplica dividendo e dá mais 32 milhões ao Fundo de Resolução
Oitante já tinha pago 32 milhões ao fundo liderado por Máximo dos Santos. Agora entrega outros 31,8 milhões, duplicando o dividendo.
É uma prenda de Natal atrasada para o Fundo de Resolução. A Oitante, que gere os ativos tóxicos do antigo Banif, decidiu duplicar o dividendo e anunciou esta quinta-feira a entrega de mais 31,8 milhões de euros ao seu acionista único, o fundo liderado por Máximo dos Santos.
A Oitante já tinha pago 32 milhões e agora aumentou o dividendo para 63,8 milhões de euros, que corresponde à totalidade do resultado líquido que tinha obtido no ano passado.
“Os valores obtidos e a obter pelo Fundo de Resolução em resultado da sua participação de 100% no capital da Oitante contribuirão para a redução dos prejuízos de 489 milhões de euros que este Fundo suportou na resolução do Banif e serão utilizados no reembolso da dívida do Fundo de Resolução, nomeadamente perante o Estado”, indica o Fundo de Resolução num comunicado separado.
A entidade liderada por Manuel Artiaga Barbosa triplicou os lucros em 2022, graças sobretudo à venda dos fundos de reestruturação da ECS, o maior negócio imobiliário realizado em Portugal em 2022 englobando alguns dos principais hotéis no país. Um bom desempenho que permitiu fechar o ano com um saldo de liquidez de 79 milhões de euros.
Desde 2015, quando foi criada aquando da resolução do Banif, a Oitante acumula lucros de 210 milhões de euros, tendo distribuído quase 80 milhões de euros ao Fundo de Resolução, “fruto da continuação da sua política de desinvestimento de ativos”, segundo diz a entidade em comunicado divulgado esta quinta-feira.
Neste período, conseguiu ainda liquidar antecipadamente toda a dívida assumida perante o Santander, que atingiu os 750 milhões de euros, que resultou da operação de resgate e compra do banco fundado por Horácio Roque.
(Notícia atualizada às 11h29)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Oitante duplica dividendo e dá mais 32 milhões ao Fundo de Resolução
{{ noCommentsLabel }}