Podemos vai despedir metade dos trabalhadores em Espanha

  • ECO
  • 7 Agosto 2023

Partido liderado por Ione Belarra vai despedir metade dos seus funcionários e fechar nove delegações autónomas, no âmbito de um Expediente de Regulação de Emprego.

O Podemos iniciou os trâmites legais para avançar com um Expediente de Regulação de Emprego (ERE) por “razões económicas, técnicas e organizacionais”, que culminará no despedimento de metade dos funcionários e no encerramento de nove delegações autónomas, avança a Europa Press (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Numa carta enviada aos funcionários, o partido liderado por Ione Belarra justifica a decisão com a perda de receitas provocada pelos maus resultados eleitorais e, consequente, perda de representatividade nas eleições autónomas e municipais do passado dia 28 de maio, bem como a menor presença de membros do partido na sequência da coligação com o Sumar para as eleições gerais a 23 de julho. Estas duas situações culminaram numa perda de 70% das receitas a nível nacional e de cerca de 90% a nível das regiões autónomas.

De acordo com a carta, o ERE afetará cerca de 45 trabalhadores que atualmente trabalham nas nove delegações que vão fechar portas (cinco em Aragão, sete nas Astúrias, oito nas ilhas Baleares, seis nas Canárias, quatro em Castilla La Mancha, um em Cantábria, três na Galiza, quatro em Madrid e sete na Comunidade Valenciana).

Paralelamente, também haverá cortes no pessoal presente na sede do partido que se situa em Madrid e que emprega atualmente 61 pessoas, mais de metade do quadro total do partido.

Nas eleições gerais de 23 de julho, o Podemos foi a votos em coligação com o Sumar, tendo esta coligação conseguido 31 mandatos (12,31% dos votos), sendo que destes apenas cinco pertencem ao Podemos. Destas eleições, saíram contas complicadas para os dois maiores partidos: o PP, liderado por Alberto Núñez Feijóo, conseguiu eleger 136 deputados, enquanto o PSOE, liderado por Pedro Sánchez, conseguiu 122 mandatos. Assim, nenhum destes dois partidos conseguiu alcançar os 176 deputados necessários para formar governo sozinho, ficando, por isso, dependentes de acordos pós-eleitorais.

Da mesma forma, o Bloco de Esquerda também avançou com despedimentos, encerramento de sedes e agrupamentos de distritais na sequência do mau resultado nas legislativas de janeiro de 2022 e consequente quebra nas subvenções estatais. O Bloco passou de 19 para cinco deputados e por isso decidiu reduzir para metade o seu número de funcionários.

“No BE há uma grande consciência por parte de todos os aderentes, não só por parte da direção, de que é fundamental a independência do partido. O BE não tem dívida. O BE não pede favores, não está preso a nenhum poder. E, por isso mesmo, tem de trabalhar com as condições financeiras que tem em cada momento. E tem de ter sempre contas certas e contas transparentes”, disse a então líder bloquista, Catarina Martins, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, em setembro de 2022.

Da mesma forma, o CDS quando perdeu a representação parlamentar, na sequência das mesmas legislativas, avançou com um despedimento coletivo, porque a sua subvenção foi cortada em 60% para 20 mil euros mensais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Participação económica de Armando Pereira na Altice “passa por mim”, diz Drahi. “É uma questão pessoal”

Patrick Drahi explica que o português, com quem fundou a Altice, recebe 20% dos seus ganhos. É uma questão "pessoal", sem impacto no grupo, salientou o magnata franco-israelita.

Numa teleconferência com obrigacionistas que teve verdadeiros momentos de emoção, Patrick Drahi explicou que Armando Pereira já não detém ações da Altice, mas mantém um interesse económico de 20% da posição do magnata franco-israelita.

Com o cofundador português indiciado por 11 crimes que alegadamente lesaram a empresa e o Estado português, o que acontecerá nessa relação? “É uma questão pessoal, não quero falar sobre isso hoje”, respondeu Patrick Drahi.

Na apresentação e conversa com os obrigacionistas da Altice Internacional, Drahi já admitira ter sentido “choque e desilusão” com a Operação Picoas, acusando ainda Armando Pereira de o ter traído.

Patrick Drahi fez questão de recordar o histórico da relação. “Quando fundei a Altice em 2001, criei uma equipa de gestão logo na primeira aquisição, onde contratei Armando Pereira em 2003, entre outros. Ele estava encarregado das operações técnicas, incluindo aquisições técnicas“, indica. No âmbito desta função — e à semelhança de muitos outros dirigentes do grupo –, Armando Pereira fez um pequeno investimento na primeira aquisição da Altice, representando menos de 1% do capital, e recebeu um carry interest indexado aos investidores de private equity da Altice.

“Com o tempo, a forma do seu interesse económico evoluiu, e desde 2005 ele não possui uma única ação ou direito em qualquer uma das entidades da Altice, mas simplesmente manteve uma participação de cerca de 20% do meu interesse económico pessoal”, explicou.

Questionado sobre o papel de Armando Pereira na operação da Altice International, Patrick Drahi referiu que o português nunca esteve envolvido na Teads (empresa de marketplace de vídeo adquirida em 2017), nem na operação israelita, por não falar hebraico. E não se deslocou à República Dominicana “provavelmente” desde 2017.

“Vivia de tempos em tempos em Portugal, portanto teve trocas com a equipa de gestão, mas posso dizer que não esteve envolvido em reuniões de gestão nem teve nenhum impacto no negócio aí nos últimos dois anos”, sublinhou.

De forma enigmática, concluiu que “isso poderá ser um bocado diferente amanhã, quando [falará] sobre França“, apontando para nova teleconferência com analistas, desta vez com obrigacionistas da Altice France.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Porto de Leixões recebeu maior número de cruzeiros de sempre no primeiro semestre

  • Lusa
  • 7 Agosto 2023

Segundo a APDL, na primeira metade do ano, a maioria dos passageiros eram originários do Reino Unido (41%), seguindo-se os da Alemanha (26%) e dos Estados Unidos (20%).

O porto de Leixões recebeu, no primeiro semestre de 2023, o maior número de navios de cruzeiro de sempre, segundo uma nota da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

“Nos primeiros seis meses do ano, Leixões recebeu 56 navios de cruzeiro e 68.203 passageiros, traduzindo-se no melhor primeiro semestre de sempre no que diz respeito à atividade de cruzeiros. Neste período, registaram-se ainda sete escalas inaugurais de um total de 14 esperadas até final do ano”, pode ler-se numa nota da APDL consultada hoje pela Lusa.

A administração portuária liderada por João Neves refere ainda que os números do primeiro semestre de 2023 correspondem a “um crescimento de 88% no número de passageiros e de 12% no número de navios face ao mesmo período de 2022”.

“Para tal, muito contribuiu a atividade registada durante o mês de maio que se tornou no melhor mês de sempre. Apenas neste mês, passaram pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões 23 navios e 27.373 passageiros”, aponta a APDL.

Já em comparação com o primeiro semestre de 2018, “o melhor ano de sempre no que toca ao número de passageiros, o crescimento foi de 21%, subindo para os 42% quando comparado com 2019 (último ano pré pandemia) e, ainda, um crescimento de 8% no número de navios quer face a 2018 quer face a 2019”.

Segundo a APDL, a maioria dos passageiros no primeiro semestre deste ano eram originários do Reino Unido (41%), seguindo-se os oriundos da Alemanha (26%) e dos Estados Unidos (20%).

Quanto à dimensão dos navios, “tem vindo a registar-se um crescimento sustentado em relação aos anos pré-pandemia”, segundo a APDL. “O comprimento médio dos navios situou-se nos 218,5 metros, o que significa um crescimento de 3,1% face a 2022. Comparando com 2018 e 2019, o crescimento foi de 6,6% e de 10,3%, respetivamente”, assinala a administração portuária.

A APDL aponta que “se as previsões se mantiverem, o Porto de Leixões irá mais uma vez atingir um valor recorde no final de 2023, quer no número de escalas ao porto quer no número de passageiros”.

Neste momento, estão confirmadas até final do ano 127 escalas e um número de passageiros a rondar os 150 mil, segundo a APDL.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Porsche volta a colocar Cristo Rei no anúncio filmado em Portugal. Marca pede “desculpa por qualquer ofensa causada”

No novo vídeo colocado no YouTube, a marca diz que a omissão da estátua se tratou de um "erro" e pediu desculpa por "qualquer ofensa causada".

A Porsche lançou um novo automóvel de produção limitada – o Porsche 911 ST (geração 992) – fazendo-o acompanhar por uma campanha filmada em Portugal e que causou polémica por ter sido eliminada a estátua do Cristo Rei, como o +M noticiou. Entretanto, a marca alemã republicou o vídeo – no qual já aparece a famosa estátua -, pedindo desculpa pelo erro.

Imagem de comparação entre os dois vídeos.

Na quarta-feira, a Porsche lançou o vídeo promocional do seu novo modelo 911, no qual mostra o automóvel a percorrer algumas estradas partes em Lisboa, Cascais ou na Serra da Arrábida. Contudo, o spot de dois minutos e 29 segundos, incluía também uma cena onde aparecia a Ponte 25 de Abril, mas faltava a estátua de Cristo Rei, mantendo apenas a base.

O +M tentou obter uma declaração por parte da Porsche quanto à razão para a omissão da estátua no anúncio, mas não foi possível obter uma resposta.

Entretanto, este domingo, o vídeo em causa foi eliminado da conta de YouTube da Porsche e substituído por outro. Neste novo vídeo já é visível a estátua de Cristo Rei (confira aos 43 segundos).

Num comentário “fixado” no vídeo, a Porsche deixou uma mensagem à comunidade: “numa versão carregada anteriormente do filme de lançamento do 911 S/T, um monumento foi removido. Isso foi um erro e pedimos desculpa por qualquer ofensa causada“.

O vídeo em causa tem como base o mote “seis décadas passam muito depressa”, mostrando a evolução do modelo 911 da Porsche.

O Porsche 911 ST (geração 992) foi assim lançado de forma a celebrar o 60.º aniversário do modelo 911. Do novo modelo celebrativo, com 525 cavalos de potência e uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, serão apenas produzidas 1963 unidades, em alusão ao ano de lançamento do primeiro 911. Em Portugal está disponível por preços a começar nos 372.048 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Adecco abre em Valença para “facilitar recrutamento” entre Portugal e Espanha

A recrutadora tem mais de 30 vagas de emprego disponíveis na região do Alto Minho, nos setores da indústria automóvel e naval.

A Adecco abriu esta segunda-feira uma delegação em Valença, visando reforçar a sua posição como “agente facilitador de recrutamento entre Portugal e Espanha. E tem mais de 30 vagas para preencher.

“Com a inauguração do novo espaço em Valença, reforçamos nossa missão de ser um agente facilitador de recrutamento entre Portugal e Espanha, conectando profissionais talentosos com empresas que buscam conhecimentos específicos e culturais”, diz Luís Baptista.

“Estamos entusiasmados em contribuir para o crescimento e desenvolvimento da região, proporcionando serviços de excelência aos nossos clientes e candidatos”, acrescenta o diretor da delegação da recrutadora em Valença, citado em comunicado.

A recrutadora tem mais de 30 vagas de emprego na região do Alto Minho, nos setores da indústria automóvel e naval.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Startup portuguesa lança app para “revolucionar mercado das apostas” no futebol

Apresentada como "a primeira assistente de futebol de Inteligência Artificial", a aplicação móvel Betty chega ao mercado a 11 de agosto e com seis idiomas, depois de três anos de desenvolvimento.

Calculando que 60% dos 3,5 milhões de fãs de futebol utilizam o telemóvel para seguir os resultados dos jogos, a startup portuguesa Odaccy desenvolveu uma aplicação que promete “revolucionar o mercado das apostas no mundo do futebol”. A Betty vai chegar ao mercado a 11 de agosto, coincidindo com o arranque da Premier League, e os promotores querem alcançar dez milhões de utilizadores até 2027.

De acordo com a jovem empresa portuguesa, financiada pelo empresário Elad Dror (ex-CEO da Fortera), recentemente envolvido na Operação Babel, será “a primeira Assistente de Futebol de Inteligência Artificial (IA)” a nível mundial, tendo como objetivo comunicar aos utilizadores as previsões em tempo real, fornecendo uma cobertura antes e durante os jogos para as principais ligas mundiais. A aplicação móvel está disponível em seis idiomas.

“O potencial neste mercado é imenso, e o nosso objetivo é tornarmo-nos líderes de mercado de previsões de futebol. O caminho até aqui foi longo, mas como empresa portuguesa, temos imenso orgulho em contribuir para a reputação do nosso país como um hub de inovação e excelência”, resume Miguel Pinho, fundador e CEO da Oddacy, citado em comunicado.

Fundador e CEO da Oddacy, Miguel Pinho.

A aplicação conta com um “sistema sofisticado de mais de 150 algoritmos, que permite oferecer detalhes e previsões únicas, com integração perfeita do Chat GPT, a Betty alcança maior proficiência na entrega de previsões, análises e comentários adaptados à necessidade do utilizador”, descreve a empresa.

Integra cerca de 20 ligas, cobrindo os principais campeonatos europeus, Brasil, Argentina, EUA (MLS) e Japão. Porém, ressalva a empresa, em comunicado, está previsto até final de 2023 cobrir um total de 40 ligas e, no espaço de um ano, cobrir todos os principais campeonatos do mundo e competições internacionais. Arranca com três níveis de competências:

  • Forecaster: prevê quando os golos podem acontecer e quando o vencedor pode mudar,
  • Analytical: fornece dados estatísticos relevantes e adequados ao momento do jogo
  • Watcher: comenta os momentos eletrizantes do jogo, como decisões do VAR, penáltis e cartões vermelhos

A empresa recorda que “há cada vez mais procura de insights e conteúdos personalizados”, sublinhando que a oferta atual é baseada “essencialmente em dados passados — dados históricos, probabilidades de resultados antes de os jogos iniciarem, estatísticas do jogo, highlights e análises após os jogos terminarem”.

“O lançamento da Betty, que resulta de quase três anos de extensa investigação e desenvolvimento, marca uma nova era nas apostas de futebol, revolucionando a forma como os fãs se envolvem com este desporto e tomam decisões informadas”, conclui a empresa liderada por Miguel Pinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Cândido Costa transforma-se em dedo e protagoniza nova campanha da Solverde

O ex-futebolista torna-se assim embaixador da marca Solverde.pt, pelo que "vai passar a partilhar conteúdos nas redes sociais da Solverde.pt com regularidade".

“Tens um dedo que adivinha?” é o mote da nova campanha da Solverde.pt, protagonizada por Cândido Costa. O apresentador e ex-futebolista representa um “dedo que adivinha”, numa campanha que contou com a criatividade da agência O Escritório e com a produção da Blanche Filmes.

“O Cândido Costa é uma personalidade em que nos revemos enquanto marca: alguém próximo da paixão do desporto português e dos adeptos. A campanha deixa o desafio de transformar os palpites que todos temos em apostas, de uma forma bem-humorada. É uma nova abordagem ao conceito da campanha da época passada – Apostasses”, afirma Telma Marques, head of marketing da Solverde.pt, citada em comunicado.

Já Cândido Costa diz que ficou “rendido” no momento em que foi desafiado para a campanha, referindo que “a Solverde é uma marca forte” com a qual cresceu. “Quem trabalha a marca trata muito bem os que a ela se associam. Quem somos e como somos influencia o resultado. Este, na minha opinião, não podia ser melhor”, acrescenta.

A campanha conta com dois spots, ambos apresentando Cândido Costa como um dedo que adivinha, “tal como o que têm os apostadores de palpite certeiro e todos os adeptos de desporto”, refere-se em nota de imprensa.

Num dos vídeos, um adepto assiste nervoso a um jogo de futebol na televisão roendo o “dedo” Cândido Costa que lhe diz para relaxar, garantindo que o jogo é resolvido na primeira parte. Já num segundo vídeo, o “dedo” Cândido Costa antecipa o golo que é depois celebrado de modo efusivo pelo adepto.

O ex-futebolista torna-se assim embaixador da marca Solverde.pt, pelo que Cândido Costa “vai passar a partilhar conteúdos nas redes sociais da Solverde.pt com regularidade”, adianta a marca em nota de imprensa.

A campanha marca presença em televisão, digital e outdoors, sendo que ao longo da época desportiva serão lançados mais vídeos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Mais de 56 mil estudantes já se candidataram ao ensino superior. Prazo termina hoje

  • Lusa
  • 7 Agosto 2023

Este ano, as instituições de ensino superior em Portugal têm mais 275 lugares disponíveis do que inicialmente anunciado e mais 671 do que no ano passado.

Mais de 56 mil estudantes já apresentaram a candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, que termina esta segunda-feira. De acordo com os dados atualizados diariamente na página da Direção-Geral do Ensino Superior, até ao final do dia de domingo, a primeira fase do concurso contava já com 56.434 candidatos.

O número fica ligeiramente mais baixo do que aquele registado no ano passado quando, a um dia do término do prazo, tinham-se candidatado 58.110 jovens.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arrancou na segunda-feira da semana passada. No primeiro dia, apresentaram a candidatura 12.939 estudantes, para um total de 54.311 vagas.

Este ano, as instituições de ensino superior têm mais 275 lugares disponíveis do que inicialmente anunciado e mais 671 do que no ano passado.

Os resultados da primeira fase do concurso nacional serão divulgados em 27 de agosto, mais cedo do que nos anos anteriores, de forma a assegurar um intervalo mínimo de 15 dias entre a colocação na primeira fase e o início das aulas.

Outra das novidades do concurso é a disponibilização, pela primeira vez, de um contingente prioritário de estudantes economicamente carenciados (beneficiários de escalão A da ação social escolar), com 2.028 vagas, para cursos em todas as instituições de ensino superior públicas.

Por outro lado, foi alargado, para cerca de 3.800 vagas, o contingente prioritário para emigrantes, familiares e lusodescendentes para a segunda fase, que começa a 28 de agosto.

No ano passado, entraram no ensino superior 50.315 estudantes através do concurso nacional de acesso, entre os mais de 61 mil candidatos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

“Foi um choque e uma desilusão. Sinto-me traído”, diz Patrick Drahi sobre a Operação Picoas

Magnata franco-israelita expressou "choque" com a investigação de corrupção em Portugal, mas assegurou que o caso não vai afetar as contas ou o outlook da Altice International.

Patrick Drahi abriu esta segunda-feira a teleconferência com os obrigacionistas da Altice International com o tema quente que envolve o grupo, a Operação Picoas em Portugal. Uma realidade que o magnata franco-israelita diz ter sido um “choque” e uma “desilusão” e que fez com que se tivesse sentido “traído”, inclusive pelo cofundador Armando Pereira.

“Foi um choque e uma grande desilusão para mim. Se essas alegações forem verdadeiras, sinto-me traído por um pequeno grupo de indivíduos, incluindo um dos nossos colegas mais antigos“, disse Patrick Drahi, numa referência ao português Armando Pereira.

O magnata adiantou que o grupo está a levar as alegações com “muita seriedade” e que está a cooperar com as autoridades. Explicou ainda que, enquanto conduz uma investigação interna, a Altice Internacional pôs de licença cerca de 15 colaboradores em Portugal, França e nos Estados Unidos, tendo também instruído os CEO do grupo a suspender pagamentos e compras de entidades potencialmente envolvidas na investigação.

Minimizar danos

Apesar do choque e da desilusão, Patrick Drahi quis explicar aos obrigacionistas que o impacto no grupo será limitado. “Neste momento e tanto quanto é do nosso conhecimento, o âmbito da investigação judicial está limitado a Portugal”, disse, adiantando que internamente o grupo identificou que “as entidades da Altice fora de Portugal têm feito alguns negócios com os fornecedores afetados, identificados pelas autoridades portuguesas”.

“Embora as nossas investigações estejam em andamento, estimamos que o caso diga respeito a uma pequena parte das nossas compras globais, dígitos baixos a médios das nossas despesas totais, principalmente concentrada em compras técnicas, sendo o potencial valor fraudulento apenas a margem ou comissão sobre tais volumes”, referiu.

Em termos de impactos comerciais, “assumimos para medidas provisórias que as alegações
são verdadeiras e tomaram medidas prudentes e necessárias para minimizar possíveis danos ao grupo”, adiantou.

Segundo Patrick Drahi, em termos de impactos financeiros, o grupo espera “que os resultados financeiros históricos não sejam afetados. “Não esperamos impacto em caixa, nem na liquidez — e o guidance da Altice International para 2023 e além [desse ano] permanece inalterado”, vincou.

A Operação Picoas, desencadeada em 13 de julho, levou a várias detenções – entre as quais a do cofundador do grupo Altice Armando Pereira –, contou com cerca de 90 buscas domiciliárias e não domiciliárias, incluindo a sede da Altice Portugal, em Lisboa, e instalações de empresas e escritórios em vários pontos do país, além de na residência do ex-líder da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, que era até essa altura co-CEO do grupo Altice a nível internacional.

Em causa estão suspeitas de viciação do processo decisório do Grupo Altice, em sede de contratação, com práticas lesivas das próprias empresas daquele grupo e da concorrência, que apontam para corrupção privada na forma ativa e passiva. O Estado terá também sido prejudicado com uma fraude fiscal “superior a 100 milhões de euros.

Armando Pereira está indiciado de 11 crimes de corrupção ativa e passiva, branqueamento e falsificação de capitais. Já Hernâni Antunes, alegadamente seu homem de confiança, é suspeito de mais de 20 crimes de corrupção ativa, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada. Aos dois foi aplicada a prisão domiciliária sem vigilância eletrónica e ficam ambos sem acesso aos passaportes.

A 19 de julho, a Altice Internacional colocou de licença vários representantes legais, gestores e trabalhadores chave em Portugal e no estrangeiro, avançando também que a investigação interna que tinha sido anunciada pela Altice Portugal abrange ainda “outras jurisdições” além do mercado português.

Também o genro de Armando Pereira, Yossi Benchetrit, responsável pela área de compras e imobiliário da Altice USA, está de licença.

[Notícia atualizada às 13h07]

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Reforço do SNS 24 vai custar mais de 55 milhões de euros até 2027. Teleconsulta médica é uma das novidades

Governo autorizou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde a gastarem cerca de 55 milhões de euros (sem IVA) até 2027 para ampliar "a gama de serviços que são disponibilizados" pelo SNS 24.

O Governo autorizou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) a gastarem mais de 55 milhões de euros (sem IVA) até 2027 para ampliar “a gama de serviços que são disponibilizados” e manter “a qualidade e satisfação do serviço prestado” para o SNS 24.

Na portaria n.º 419/2023, publicada esta segunda-feira em Diário da República, o Ministério das Finanças e o Ministério da Saúde autorizam os SPMS “a assumir um encargo plurianual referente aos serviços para desenvolvimento tecnológico, implementação e gestão da operação do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, denominado como SNS 24″.

O SNS24 conta atualmente conta com quatro canais principais: o Portal SNS 24, a Linha telefónica, a App SNS 24 e o Balcão SNS 24. Após a notoriedade ganha durante a pandemia (onde eram passados testes à Covid através do SNS 24), desde maio passou, por exemplo, também a ser possível pedir baixas de curta duração (até 3 dias) através deste serviço.

O Governo nota, por isso, que o SNS24 é agora “uma marca reconhecida por todos os utentes e, prova disso, é a procura crescente na utilização dos seus serviços”. Nesse sentido, “impõe-se dar continuidade aos serviços e melhorar a resposta às necessidades dos utentes e do SNS, amplificando a gama de serviços que são disponibilizados e mantendo a qualidade e satisfação do serviço prestado”. E dá como exemplo a “implementação de teleconsultas médicas centralizadas, a referenciação dos utentes não urgentes para o nível de cuidados mais adequado” ou “o reforço das repostas de telemonitorização de pessoas que vivem com doenças crónicas”.

O Executivo socialista autoriza, assim, os SPMS a gastarem até 55.146.250,00 euros (sem IVA), num prazo de cinco anos. Para os anos 2023 e 2024, a portaria estipula os valores de euros 6.866.534,00 euros e 14.131.326,00 euros, respetivamente, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor. Já para 2025 e 2026, estão previstos até 14.428.084,00 euros e 14 716 646,00 euros, respetivamente, a que também acrescem o IVA.

Por fim, para 2027, são autorizados até 5.003.660,00 euros, a que também acresce IVA à taxa legal em vigor. Apesar de as verbas não poderem exceder em cada económicos os valores definidos, a “importância fixada para cada ano económico pode ser acrescida do saldo apurado no ano anterior”, lê-se no mesmo diploma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

AstraZeneca procura até 8 startups para tornar sistema de saúde mais sustentável

Ao todo serão selecionadas oito startups. O programa de aceleração conta um total de 20 mil euros em prémios.

A AstraZeneca está à procura de até oito startups que desenvolvam projetos em áreas como maior eficiência energética hospitalar, mobilidade sustentável na saúde e digitalização e saúde conectada visando tornar o sistema de saúde mais sustentável. As candidaturas para o “Net Zero Health Systems – Accelerating the descarbonization of Patient Care” decorrem até 29 de setembro. Programa, organizado em conjunto com a Unicorn Factory Lisboa e Startup Lisboa, vai atribuir um total de até 20 mil euros em prémios.

“O setor da saúde tem uma pegada ambiental considerável (representando cerca de 5% da pegada de C02). Por isso, sendo a AstraZeneca uma entidade ligada a este setor e com preocupações ligadas à sustentabilidade, considerámos que trabalhar e apoiar projetos que possam permitir a redução da pegada do sistema de saúde português, faria todo o sentido”, refere Sérgio Alves, Presidente da AstraZeneca Portugal, citado em comunicado.

Neste campo, a farmacêutica tem vindo a desenvolver vários projetos como é o caso da PHSSR (Parceria para a Sustentabilidade e Resiliência dos Sistemas de Saúde), da participação na comunidade energética envolvendo o Hospital Professor Dr. Fernando da Fonseca, ou o projeto Care Pathway da Unidade de Saúde Local de Matosinhos e Hospital de Braga.

“O Programa NetZero Health Systems vem impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde com foco na sustentabilidade do setor, áreas essenciais para o futuro. Este Programa é mais uma peça fundamental para expandir o ecossistema empreendedor em Portugal, promovendo e apoiando projetos de elevado potencial”, diz Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa, citado em comunicado.

Quem pode participar

Ao todo serão selecionadas oito startups “que estejam a desenvolver um projeto, com menos de cinco anos de existência formal, ou pessoas singulares maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa.”

O programa conta um total de 20 mil euros em prémios, divididos em duas fases, com o primeiro e segundo projeto, escolhido por um júri, a receber 10 mil e cinco mil euros, respetivamente.

Estas duas startups, às quais se poderão juntar até mais seis, terão acesso a um programa de aceleração de oito semanas, “com sessões de capacitação em temas críticos para o desenvolvimento dos projetos, mentoria com entidades e representantes de instituições de saúde nacionais de relevo, empreendedores e potenciais investidores e apoio à validação do seu projeto no mercado”, descreve a organização em comunicado.

Por fim, os projetos serão apresentados num Demo Day, que determinará o vencedor da fase de aceleração, que irá receber um prémio adicional de cinco mil euros, e “acesso direto e gratuito à incubação na Startup Lisboa, durante seis meses.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Carlos Moedas garante que “contas da JMJ vão ser perfeitamente transparentes”

Carlos Moedas defende que "haverá um valor tangível” pela organização da Jornada Mundial da Juventude. Apesar de as contas ainda não estarem feitas, assegura que "vão ser perfeitamente transparentes".

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) defendeu esta segunda-feira que “haverá um valor tangível” relativo à organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada na capital portuguesa, garantindo que essas contas “vão ser perfeitamente transparentes”.

Em declarações à Rádio Observador, Carlos Moedas destacou que o investimento feito para receber a JMJ, nomeadamente no que toca aos equipamentos e ao Parque Tejo, junto ao Rio Trancão, tem um valor “tangível” e deixará um legado para os lisboetas. Apesar de referir que ainda não há um uso concreto para o Parque Tejo, adianta que “não vai ser imobiliário” e que a ideia é que seja um “espaço verde”.

O autarca lisboeta, eleito pelo PSD nas últimas autárquicas, revelou ainda que já há interesse por parte de alguns promotores de espetáculos para usar o palco e a infraestrutura criada junto ao rio Trancão. “Sei que há interesse de todos. Todos os que lá passaram disseram que era maravilhoso”, acrescentou.

Questionado sobre o retorno económico que o evento pode trazer à cidade, Moedas reconhece que ainda não foi calculado — e não se compromete com prazos –, mas garante que “contas vão ser perfeitamente transparentes”. Não obstante, indica não ter tido a perceção de que os jovens gastaram pouco dinheiro. “O que eu vi foram lojas cheias com pessoas à porta. [No domingo], uma das pessoas que ficou lá em casa foi ao [restaurante] Pinóquio e disse que havia fila”, exemplifica. Mas admite que os “gastos não foram feitos em hotéis de cinco estrelas”.

A JMJ, o maior evento da Igreja Católica, começou na terça-feira e terminou no domingo. Pela primeira vez, realizou-se na capital portuguesa, que terá recebido mais de um milhão de peregrinos. A próxima JMJ, em 2027, será organizada em Seul, na Coreia do Sul, como anunciou no fim de semana o Papa Francisco após a missa de encerramento no Parque Tejo.

Coordenação entre forças de segurança foi “fundamental”

Também o ministro da Administração Interna sublinhou esta segunda-feira que a coordenação entre as forças de segurança foi fundamental para garantir o sucesso da JMJ. Em conferência de imprensa, José Luís Carneiro deixou uma palavra de agradecimento às forças e serviços de segurança por terem sido “capazes de mostrar que a cooperação é um valor fundamental para garantir níveis elevados de segurança”.

Essa cooperação “permitiu que 14 planos autónomos se subsumissem num planeamento estratégico em sede do sistema de segurança interna”, acrescentou o ministro, citado pela Lusa, destacando também a colaboração entre os diferentes níveis de responsabilidade do Estado.

Recordando as palavras do Papa Francisco, que, no domingo, elogiou a organização da JMJ, dizendo que foi a “mais bem preparada”, José Luís Carneiro insistiu que “em muito contribuiu o modo como as nossas forças e serviços de segurança se organizaram” para aquele que considerou ser “o maior evento de sempre realizado em termos de coordenação, planeamento, implementação e monitorização de segurança no nosso país”.

(Notícia atualizada às 11h45 com declarações de José Luís Carneiro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.