Telepizza concentra atividade em Espanha, Portugal e Irlanda para voltar aos lucros
A empresa de entrega de pizza está a vender todos os restaurantes na América Latina. Procura comprador para 600 locais de venda no Chile, Colômbia, Equador e México.
A Telepizza, que em 2018 fez uma parceria com a Pizza Hut, passando ambas as empresas a ser detidas pela Food Delivery Brands, vai desfazer-se de todos os restaurantes na América Latina, focando a sua atividade apenas em Espanha, Portugal e na Irlanda, numa tentativa de recuperar a rentabilidade.
Depois de ter encerrado 170 locais de venda na Guatemala e em El Salvador, a Telepizza procura agora comprador para 600 restaurantes no Chile, Colômbia, Equador e México, numa operação que vai concluir a saída da América Latina e encolher a sua operação para metade, segundo avança a imprensa espanhola.
A empresa de entrega de pizza chegou a ter uma rede de 2.368 estabelecimentos, entretanto reduzida para 2.180 no ano passado, e que, após a saída da América Latina, será de apenas 1.200 locais de venda.
O objetivo da empresa passa por concentrar-se em Espanha, Portugal e na Irlanda, com vista a recuperar a rentabilidade. O grupo antecipa vendas na ordem dos 721 milhões de euros para este ano, cerca de metade dos 1.377 milhões anteriormente com que a empresa previa encerrar o exercício de 2023.
Estas previsões fazem parte do plano estratégico apresentado há um ano, no qual a empresa já antecipava reduzir a rede de estabelecimentos, este ano, para 1.322 locais, no âmbito do plano de reestruturação da dívida que está a implementar.
O grupo encerrou o primeiro semestre do ano com perdas de 44,6 milhões de euros, um prejuízo que compara com o resultado líquido negativo de 28,8 milhões de euros um ano antes.
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