LX Partners avança com venda de 4,2 mil milhões de malparado
De fora do maior negócio de crédito em incumprimento em Portugal ficará a plataforma Algebra Capital. LX Partners avança apenas com venda das carteiras com o valor bruto de 4,2 mil milhões.
O maior negócio de malparado em Portugal sempre vai avançar. A LX Partners decidiu retirar da transação a gestora Álgebra Capital, sendo que já escolheu o comprador para as carteiras de 4,2 mil milhões de euros de crédito malparado, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO.
O ECO sabe ainda que o investidor com quem a LX Partners está em negociações de exclusividade não é nenhum dos três consórcios que tinham sido anteriormente selecionados para apresentarem propostas vinculativas: os consórcios da Cerberus, Intrum e Finsolutia, da Carval e Whitestar e do fundo LCM.
O negócio esteve em risco de não se concretizar devido às baixas ofertas que a LX Partners tinha recebido pela plataforma Algebra Capital, responsável pela gestão das carteiras, segundo o Jornal Económico. Esta sociedade tinha 175 trabalhadores e faturou 13 milhões em 2022, mais 11% em relação ao ano anterior, tendo lucrado 1,5 milhões, de acordo com os dados disponibilizados pela InformaDB.
O facto de os três investidores então selecionados terem os seus próprios servicers fez com que as propostas para a Algebra tivessem ficado aquém do que pretendiam os acionistas da LX Partners. Que decidiu agora avançar apenas com a venda das carteiras a outro investidor. Em causa estão ativos problemáticos que a LX Partners adquiriu nos últimos anos à banca portuguesa, com um valor bruto de 4,2 mil milhões de euros, dos quais quatro mil milhões dizem respeito a crédito unsecured (sem garantias) e outros 200 milhões a crédito secured (com garantias).
As informações recolhidas inicialmente pelo ECO apontavam para um negócio avaliado em cerca de 200 milhões de euros.
A LX Partners, com sede no Luxemburgo, e a Algebra não responderam às questões colocadas pelo ECO até à publicação deste artigo.
Além de dívida de stress e NPL (non performing loans), os negócios da LX Partners incluem também a área do private equity e do imobiliário. Em Portugal, por exemplo, esta sociedade detém a Five Credit (plataforma digital de empréstimos alternativos para PME) e a sociedade gestora Circle Capital e investiu 125 milhões de euros na Smart Studios (estúdios para estudantes) em 2018.
Neste momento, há mais duas transações de gestoras de malparado em curso, a DoValue Portugal e a Hipoges a nível global. Estas operações marcam o início de um caminho de consolidação num mercado que viu o ano dourado de 2018 movimentar mais de oito mil milhões de euros, mas cuja atividade caiu para 1,4 mil milhões de euros no ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LX Partners avança com venda de 4,2 mil milhões de malparado
{{ noCommentsLabel }}