Governo espanhol cria empresa pública de tecnologia que pode vir a incluir a Telefónica
Intenção é tornar nova empresa operacional em três meses e, futuramente, canalizar o investimento do Estado espanhol de até 10% na Telefónica.
O Governo espanhol pretende criar uma empresa pública para agrupar os vários ativos tecnológicos estatais, para a qual poderá ser canalizado, no futuro, o investimento na Telefónica. O anúncio foi feito na segunda-feira pelo ministro da Transformação Digital e da Função Pública, José Luis Escrivá, que marcava presença no Mobile World Congress, em Barcelona.
De acordo com o El País, a Sociedade Estatal para a Transformação Tecnológica (SETT) será aprovada através de um procedimento de urgência para estar operacional no prazo de três meses. A nova empresa será responsável pela promoção e execução de investimentos em setores como as telecomunicações, os semicondutores, a digitalização e o audiovisual, referiu Escrivá.
A SETT irá também apoiar as empresas que operam em Espanha, independentemente da sua dimensão e da propriedade do capital, desde que se comprometam a realizar projetos tecnológicos no domínio digital, através, por exemplo, da concessão de empréstimos, da aquisição de ações ou de outras participações minoritárias no capital social, ou da concessão de subsídios.
Numa publicação na sua conta da rede social X (antigo Twitter), o ministro adiantou que quer levar a iniciativa ao próximo Conselho de Ministros, com a possibilidade de que a empresa inclua a compra de até 10% do capital da Telefónica através da Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI).
Tweet from @joseluisescriva
Escrivá assegurou que “faz sentido” incluir a multinacional espanhola da área das telecomunicações na SETT, mas especificou que será algo que se verá “com o tempo”. Após estas declarações do governante espanhol, fontes do seu ministério afirmaram que, numa primeira fase, a SEPI ficará de fora da nova empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo espanhol cria empresa pública de tecnologia que pode vir a incluir a Telefónica
{{ noCommentsLabel }}