Portway assina acordo de empresa com o Sintac
Entendimento foi aprovado por 87% dos filiados no sindicato que marcaram presença nos plenários e prevê um aumento na tabela salarial de até 5%.
A empresa de handling (assistência em terra nos aeroportos) Portway anunciou esta segunda-feira que assinou com o sindicato Sintac um acordo de empresa que permite atualizações salariais, de acordo com um comunicado.
Na nota, a estrutura disse que “assinou com o Sintac [Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil] um Acordo de Empresa [AE] que permite atualizações salariais aos trabalhadores vinculados a este AE”. “Esta resolução surge depois de há pouco mais de uma semana, a empresa ter assinado com outras quatro estruturas sindicais a atualização de um outro Acordo Empresa”, lembrou.
“O acordo foi aprovado [nos plenários] pelos filiados no SINTAC com cerca de 87% de votos a favor“, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira pelo sindicato sobre a assembleia.
O entendimento prevê um “aumento na tabela salarial de 5%, em que 4% serão processados já em março com retroativos a janeiro 2024; e os restantes 1% ficarão sujeitos ao objetivo de 60 mil voos até 31 de outubro 2024 igualmente com retroativos a Janeiro”, explica o SINTAC, considerando que “os aumentos na tabela salarial superam em qualquer nível salarial as perdas verificadas”.
A Portway e os quatro sindicatos Sitava, Sindav, Simamevip e STHA chegaram a acordo em 22 de fevereiro para atualizações salariais e estabeleceram um novo Acordo de Empresa, segundo a empresa de ‘handling’ (assistência nos aeroportos).
Em comunicado nesse dia, a Portway anunciou que a empresa e as quatro estruturas sindicais representativas dos trabalhadores – Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Aeroportos e Aviação (Sindav), Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) e Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas (Simamevip) – fecharam um acordo para atualizações salariais, sem referir os valores em causa.
Foi ainda estabelecido um novo Acordo de Empresa (2024), que revoga o de 2020. A Portway destacou “a boa cooperação entre representantes dos trabalhadores e da empresa”, o que, diz, “possibilitou a assinatura” do acordo.
(notícia atualizada às 11h de dia 5 de março com comunicado do SINTAC)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portway assina acordo de empresa com o Sintac
{{ noCommentsLabel }}