Ilegalidades fazem disparar fecho de alojamentos locais em 2023
No ano passado foram suspensos pela ASAE 49 estabelecimentos de AL, dos quais 20 funcionavam na região de Lisboa, por falta de segurança e de higiene. Os números são os mais altos de sempre.
Nos últimos sete anos, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu 94 alojamentos locais e instaurou 2.210 contraordenações por falta de segurança e higiene. Deste universo, 49 foram suspensos no ano passado, dos quais 20 funcionavam na região de Lisboa.
Os números citados esta terça-feira pelo Jornal de Notícias mostram que foi em 2023 que foram detetadas mais irregularidades nesta atividade e que nunca houve tantos alojamentos locais em incumprimento e suspensos. Em 2022 tinham sido suspensos apenas cinco a nível nacional, funcionando dois deles em Lisboa.
As suspensões e contraordenações em 2023 resultam de 491 denúncias à ASAE sobre irregularidades nestes espaços. Em declarações ao mesmo jornal, a ASAE acredita que a subida está relacionada com o aumento da fiscalização, enquanto especialistas dizem que estes números são “muito inferiores à realidade”.
Segundo dados enviados ao JN pela autoridade de segurança, nos últimos sete anos, foram registadas, a nível nacional, um total de 2.210 contraordenações e 30 crimes em alojamentos locais, resultando na suspensão de 94 estabelecimentos. Em Lisboa, foram instauradas 299 contraordenações e registados sete crimes nos alojamentos visitados, tendo sido suspensos 48 estabelecimentos, desde 2017. As infrações mais encontradas nas visitas são “alojamentos sem registo”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ilegalidades fazem disparar fecho de alojamentos locais em 2023
{{ noCommentsLabel }}