Fundação PLMJ vence prémio “Coleção Corporativa Internacional 2024” na ARCOmadrid

A Fundação PLMJ acaba de ser premiada pela ARCO como "Coleção Corporativa Internacional 2024". Os prémios são entregues durante a Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOmadrid, a 7 de março.

A Fundação PLMJ acaba de ser premiada pela ARCO na categoria “Coleção Corporativa Internacional 2024”. Os prémios “A” de Colecionismo são entregues durante a Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOmadrid, numa cerimónia no dia 7 de março.

Estes prémios existem desde 1997 com o propósito de premiar e incentivar o colecionismo, reconhecendo o valor artístico de apoio à divulgação da arte contemporânea. Ao longo dos anos a Fundação ARCO já distinguiu coleções públicas, privadas, museus, fundações, colecionadores, nacionais e internacionais, e os prémios são atribuídos pelo Conselho Curador e Conselho Consultivo da Fundação ARCO.

Eduardo Nogueira Pinto, Presidente Executivo da Fundação PLMJ defende que “para a Fundação PLMJ é motivo de enorme orgulho e satisfação entrar para a ilustre lista de premiados da Fundação ARCO, sendo a sétima coleção portuguesa a receber um prémio que tem 27 anos de existência. Mas é sobretudo um grande sinal de reconhecimento pelo trabalho que temos feito no apoio aos artistas e pela arte em língua portuguesa. Partilhamos por isso este prémio, em primeiro lugar, com os artistas representados na coleção da Fundação PLMJ, são os artistas que dão sentido e substância à Fundação. Mas é também um prémio que queremos partilhar com a equipa da PLMJ da Fundação PLMJ, em particular um agradecimento aos sócios que há 23 anos decidiram fazer nascer a Fundação e indo além do estritamente relacionado com a sua primeira razão de existir, a advocacia, assumiram um compromisso mecenático com a comunidade artística e cultural. Foi esta visão dos sócios da PLMJ que permitiu chegarmos até aqui, compreendendo a responsabilidade de contribuir para a comunidade e iniciando um caminho de apoio à produção artística, que se mantém até hoje”.

Advogado Eduardo Nogueira Pinto.
PLMJ
Nuno Fox/ECO

Sobre a Fundação PLMJ – Corporate Art Collection

A coleção de arte contemporânea da Fundação PLMJ, iniciada em 2001, caracteriza-se como uma Corporate Art Collection, sem fins lucrativos, e tem como entidade instituidora a PLMJ Advogados, SP, RL. Desde a sua génese, a Fundação PLMJ apoiou mais de 500 artistas de gerações diferentes, de Portugal e de outros países de língua portuguesa, foi, aliás, a primeira instituição em Portugal a dar a relevância devida a estes artistas plásticos, ajudando-os a lançarem-se em novos mercados e reuniu um acervo que tem hoje cerca de 1400 obras, nas diversas expressões e suportes, tais como, pintura, escultura, fotografia e vídeo, desenho, instalação, livro de artista.

No âmbito da sua filantropia cultural, a Fundação PLMJ expressa a diversidade da criação artística em três vetores fundamentais. O primeiro consiste no acompanhamento das novas gerações de artistas. O segundo, de âmbito internacional, na relação e atenção à produção artística dos países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O terceiro vetor abrange a partilha e divulgação, nacional e internacional, da coleção através de um programa de exposições, empréstimos, edições de catálogos e livros monográficos, apoio a projetos mecenáticos e residências artísticas e colaboração frequente com as principais instituições culturais do país. Desde o início de 2019, a Fundação PLMJ encontra-se sediada na Avenida Fontes Pereira de Melo, 43, em Lisboa, onde dispõe de um espaço de Galeria, dando continuidade a um anterior projeto, a reconhecida Galeria de exposições que acolheu inúmeros projetos culturais nos anos de 2008 a 2012.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação PLMJ vence prémio “Coleção Corporativa Internacional 2024” na ARCOmadrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião