Presidente dos EUA vai propor aumento de impostos para bilionários e empresas
Planos visam baixar dívida pública norte-americana em três biliões de dólares nos próximos 10 anos. Biden quer melhorar posição junto do eleitorado em matéria económica antes das eleições.
A administração norte-americana planeia aumentar os impostos às empresas dos EUA de 15% para 21% e aplicar um imposto mínimo de 25% aos bilionários, avança o Financial Times. As propostas, que deverão ser anunciadas no discurso do Estado da União, e ao longo da próxima semana, destinam-se a abater parte da dívida pública recorde do país.
De acordo com o Congressional Budget Office, o organismo independente de controlo fiscal, a dívida dos Estados Unidos deverá atingir 26,2 biliões de dólares no final deste ano, sendo que estes planos visam reduzi-la em três biliões de dólares durante a próxima década.
Ainda que dificilmente recebam ‘luz verde’ do Congresso, a intenção destas propostas é realçar a diferença entre o progressismo de Joe Biden e a agenda do antigo presidente Donald Trump, que está cada vez mais perto de assegurar a candidatura do Partido Republicano às eleições de novembro.
O discurso anual acerca do Estado da União surge, assim, como uma oportunidade crucial para Biden, de 81 anos, convencer o eleitorado mais cético, com as sondagens a mostrarem um descontentamento com o desempenho do atual Presidente em matéria de economia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente dos EUA vai propor aumento de impostos para bilionários e empresas
{{ noCommentsLabel }}