Espanha abre guerra contra o uso de carros grandes nas cidades
Municípios espanhóis devem implementar medidas para que os cidadãos reduzam a utilização de veículos de grande porte, como os populares SUV. Espanha segue os passos de cidades como Paris.
A lei da mobilidade sustentável que o Governo espanhol está a preparar traz más notícias para os proprietários de carros de grande dimensão, como os 4×4 ou SUV. Os municípios devem implementar medidas para que os cidadãos reduzam a utilização de veículos de grande porte. O Executivo de Madrid segue os passos de cidades francesas como Paris ou Lyon, ou de Montreal no Canadá, que já cobram mais ao veículos grandes por estacionarem na rua, avança o El Economista.
“Para cumprir os princípios orientadores da mobilidade e tendo em conta os efeitos no ambiente e na saúde, na área urbana, as administrações públicas assegurarão que incentivam e promovem os meios e modos de mobilidade mais sustentáveis nas áreas urbanas e ambientes metropolitanos (…) e que diminuam a ocupação do espaço público”, explica o Governo liderado por Pedro Sanchéz. Acrescentando que devem ser priorizados os veículos menos poluentes e os “veículos que ocupam menos espaço público”.
O Executivo pede ainda que seja dada prioridade à mobilidade a pé, seguida da utilização de transportes públicos e dos veículos que transportam várias pessoas. A utilização de transportes privados é a última opção, dando prioridade aos que têm baixas emissões e menor tamanho.
A norma, que deverá ser aprovada ainda este ano, obrigará ainda as empresas com mais de 500 trabalhadores, as entidades públicas e os grandes centros de atividades (espaços que reúnem várias empresas, trabalhadores e visitantes) a implementarem um plano de sustentabilidade para os seus funcionários.
Neste caso devem também seguir a mesma hierarquia imposta às cidades, ou seja, primeiro as deslocações a pé, depois em transportes públicos, em veículos partilhados e, por último, em transportes privados. O incumprimento desta obrigação será considerado uma infração leve e terá uma multa até 2.000 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha abre guerra contra o uso de carros grandes nas cidades
{{ noCommentsLabel }}