Agricultores polacos voltam a bloquear fronteira com Ucrânia em novo protesto
As autoridades ucranianas indicaram que permaneciam bloqueados cinco postos fronteiriços.
Os agricultores polacos voltaram a bloquear esta segunda-feira a fronteira com a Ucrânia num novo dia de protestos contra o Pacto Verde europeu e da decisão da Comissão Europeia de isentar os produtos alimentares ucranianos de taxas de importação. As autoridades ucranianas indicaram que permaneciam bloqueados cinco postos fronteiriços apesar de terem sido levantados os bloqueios na autoestrada de Krakiwiec-Korchova.
Andrii Demchenko, porta-voz do Serviço fronteiriço estatal, assinalou que atualmente cerca de 1.700 camiões permanecem em longas filas junto à fronteira, a maioria na passagem de Yagodin, sem possibilidade de cruzarem a fronteira. Sheghina e Ugriniv são outras passagens quer se mantinham bloqueadas.
“As restrições ao tráfico de veículos de carga permanecem na zona”, assinalou Demchenko, ao precisar que o tráfego de veículos ligeiros de passageiros não está restringido nas duas direções. Em novembro passado, os transportadores polacos mantiveram um conjunto de greves e bloqueios em protesto contra a medida imposta pela União Europeia que permite aos condutores ucranianos operarem em território comunitário.
Os motoristas solicitaram o restabelecimento da autorização especial dirigida aos concorrentes ucranianos para exercerem a sua atividade, e que foi suspensa de forma extraordinária como sinal de apoio à Ucrânia na sequência da invasão militar da Rússia em fevereiro de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Agricultores polacos voltam a bloquear fronteira com Ucrânia em novo protesto
{{ noCommentsLabel }}