Bloco pede reunião com PS, PCP, Livre e PAN para procurar “a máxima convergência”

  • ECO
  • 12 Março 2024

Mariana Mortágua defende que os partidos à esquerda têm de manter “abertas as portas do diálogo e procurar convergências”.

O Bloco de Esquerda pediu esta terça-feira reuniões ao PS, ao PCP, ao Livre e ao PAN. “Devem ser mantidas abertas as portas do diálogo e procurar a máxima convergência na defesa do que é essencial”, indica o partido, numa publicação no X (antigo Twitter).

Depois das eleições de domingo mudarem “a face política do país”, Mariana Mortágua avisa, num vídeo divulgada na rede social, que existe um “risco de um retrocesso” e uma “ameaça aos direitos sociais” de Portugal. A coordenadora do BE afirma ainda que não quer desistir do “essencial” nem abdicar de “nada”, seja o Estado social ou a igualdade.

Mortágua apela, por isso, aos partidos do campo democrático, ecologistas e do espetro político mais à esquerda que se reúnam para “analisar o resultado das eleições” e “debater os elementos de convergência” na oposição ao governo de direita. Mortágua espera também que de encontro dos cinco partidos se avance na “construção de uma alternativa“.

No vídeo de um minuto, a líder do Bloco deixa ainda um apelo para que este ano haja “as maiores manifestações da comemoração do 25 de abril”.

O Bloco de Esquerda teve 4,46% dos votos nas legislativas deste ano, mais que em 2022, e elegeu cinco deputados. Ao todo, os cinco partidos, que Mortágua convida a reunirem-se, elegeram 91 deputados, muito longe da maioria parlamentar de 116 deputados. Ainda assim, é um número de representantes superiores à soma da 87 da direita chamada democrática, AD (79) e Iniciativa Liberal (8).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco pede reunião com PS, PCP, Livre e PAN para procurar “a máxima convergência”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião