BCE deixa Eurotower em 2025
BCE vai concentrar 1.700 trabalhadores da sede no edifício Galileu de 38 andares. Imóvel é do fundo CapitalLand, de Singapura, tendo sido comprado em 2018 por 356 milhões.
A sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, vai sair da mítica Eurotower para ocupar o edifício Galileu, localizado a um quarteirão de distância. A mudança vai começar no final de 2025, quando termina o contrato de arrendamento, e afetará cerca de 1.700 trabalhadores, escreve o Expansión.
Atualmente os trabalhadores da sede do BCE, em Frankfurt, estão divididos em vários edifícios. Há 1.400 funcionários que estão há 25 anos na Eurotower com 40 andares e cerca de 300 estão no Japan Center, que só vão passar para o edifício Galileu em 2028, quando termina o contrato de arrendamento.
Somam-se ainda cinco mil trabalhadores que vão continuar no edifício principal, localizado na rua Sonnemannstrasse onde estão instalados desde 2014.
Os funcionários do BCE estão em regime de teletrabalho em metade da semana, o que significa que os escritórios estão muitas vezes vazios, não sendo por isso necessário tanto espaço. Esta é aliás uma das razões para a decisão do BCE que com a mudança deixa de ocupar três edifícios para passar a arrendar apenas dois imóveis.
O edifício Galileu, que tinha como anterior inquilino a sede do Commerzbank, é da propriedade do fundo CapitalLand, de Singapura, que o comprou em 2018 por 356 milhões de euros. O arranha-céu tem 38 andares e uma área de escritórios de 19.750 metros quadrados, menos 100 metros quadrados que a Eurotower.
O BCE assinou um contrato de arrendamento com a CapitalLand por um período de dez anos e vai ocupar quase toda a área do edifício.
Também o English Theatre, o maior teatro de língua inglesa da Europa, é inquilino do Galileu. O teatro que tem um palco num piso subterrâneo do imóvel enfrentou o risco de despejo depois de entrar em conflito com o Commerzbank, que agora está de saída. E num acordo de última hora fechado em Janeiro, a cidade de Frankfurt aprovou o arrendamento do espaço para o Teatro Inglês ao proprietário do edifício, CapitaLand, segundo o Financial Times.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE deixa Eurotower em 2025
{{ noCommentsLabel }}