Drahi vende Altice Media em França por 1,55 mil milhões de euros
Unidade que detém órgãos de comunicação social como BFM e RMC e que emprega 1.700 pessoas, das quais 900 jornalistas, será vendida ao grupo da família Saadé e Merit France.
A Altice vai vender a Altice Media em França por 1,55 mil milhões de euros, a unidade que detém órgãos de comunicação social como BFM e a RMC, que emprega 1.700 pessoas, das quais 900 são jornalistas. A operação será comprada pelo grupo CMA CGM, da família Saadé, e pela Merit France, anunciou a Altice num comunicado.
Em causa está a assinatura de um “acordo de exclusividade” entre as partes com vista à concretização desta transação, que ainda depende de aprovação regulatória e do preenchimento das “condições habituais”. Mas a Altice prevê concluir a venda já neste verão.
Segundo um comunicado, Patrick Drahi, fundador e dono da Altice, “está muito confiante de que Rodolphe Saadé [CEO da CMA CGM], com quem tem um relacionamento próximo e de amizade há vários anos, a sua família, a CMA CGM e a Merit France continuarão a investir e a desenvolver a Altice Media para permitir que a BFM e a RMC, e respetivas equipas, persigam a sua missão essencial”.
O comunicado da Altice salienta o crescimento “incrível” da Altice Media na última década: as receitas cresceram de 195 milhões para 362 milhões de euros por ano, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) anual aumentou de 40 milhões para 112 milhões de euros, o número de funcionários passou de 800 para 1.700 e o de jornalistas de 350 para 900.
Entre os meios geridos pela Altice Media estão cinco canais de televisão de âmbito nacional em França, dez canais locais de televisão, três rádios e 20 aplicações digitais, segundo dados da própria empresa.
“Desde a criação da BFM TV sob a liderança de Alain Weill e o seu fortalecimento enquanto propriedade da Altice desde 2015, a Altice Media, com a BFM e a RMC e todas as suas marcas, tornou-se num player muito forte e inovador, crítico para a França, os seus cidadãos, as suas regiões e com uma exigência constante de ética e pluralismo, e útil para elevar o debate público”, refere a Altice.
Grupo está vendedor
A saída da Altice do negócio de media em França acontece poucos meses depois de Drahi ter decidido, a 21 de novembro de 2023, constituir uma nova empresa, a UltraEdge, para a qual transferiu os 257 data centers da operadora SFR e respetivos ativos imobiliários, vendendo de seguida uma posição de 70% ao Morgan Stanley Infrastructure Partners, num negócio que avaliou a UltraEdge em 764 milhões de euros.
Assim, a venda da Altice Media em França representa mais um desinvestimento da Altice, numa altura em que Drahi está a estudar a alienação de vários ativos para fazer face à elevada dívida, num contexto de subida das taxas de juro. No final do terceiro trimestre, a Altice France tinha uma dívida líquida consolidada de mais de 24 mil milhões de euros, esperando-se a apresentação dos resultados do quarto trimestre no próximo dia 20.
Sabe-se que o multimilionário franco-israelita também está a explorar a venda da Altice Portugal, dona da Meo, encontrando-se a negociar com pelo menos três interessados: o grupo Iliad de Xavier Niel, a operadora estatal saudita STC e um consórcio composto pelos fundos Warburg Pincus e Zeno Partners, no qual está envolvido o ex-banqueiro português António Horta Osório.
(Notícia atualizada pela última vez às 12h13)
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