Bison Bank com lucro pela primeira vez em 2023
Em 2023, o Bison Bank alcançou 641 mil euros de lucro, fechando o ano pela primeira vez no positivo desde que iniciou atividade e contra um prejuízo consolidado de 6,8 milhões de euros em 2022.
O antigo banco de investimento do Banif, agora Bison Bank, atingiu lucros de cerca de 641 mil euros em 2023, os primeiros em cinco anos de atividade, apesar das perdas do segmento dos criptoativos. Em 2023, o Bison Bank alcançou cerca de 641 mil euros de lucro, fechando o ano pela primeira vez no positivo desde que iniciou atividade e contra um prejuízo consolidado de 6,8 milhões de euros em 2022.
Para esta evolução, contribuiu a evolução da margem financeira – a diferença entre os juros pagos nos depósitos e os juros cobrados nos créditos –, que subiu de 1,36 milhões de euros para 5,55 milhões de euros entre 2022 e 2023. Nesse sentido, o presidente executivo do Bison Bank, António Henriques, destacou o impacto das taxas de juro, que estiveram no negativo nos anos anteriores a 2022 e que desde então têm subido.
O grupo Bison Capital, com sede em Hong Kong, concluiu o acordo para a compra do Banif – Banco de Investimento em julho de 2018 – dois anos depois de assinado o acordo para venda, após atrasos atribuídos a exigências do Banco Central Europeu (BCE). A administração destacou a evolução face a 2018, quando o banco tinha tido prejuízos de 9,4 milhões de euros e uma margem financeira líquida de 167 mil euros negativos.
Já os ativos sob gestão atingiram, em 2023, 2.127 milhões de euros, contra 1.425 milhões de euros em 2018. Também o número de clientes subiu face a 2018, para 2.945, contra 598 no início da sua atividade em Portugal. Em conferência de imprensa, hoje, em Lisboa, a administração do banco mostrou-se satisfeita com os resultados.
“Não só alcançou o breakeven, como teve resultados positivos no primeiro trimestre, em linha com o modelo de negócio”, afirmou o presidente executivo do Bison Bank, António Henriques. Em sentido inverso, o Bison Digital Assets (BDA), prestador de serviços de ativos virtuais, teve um resultado líquido negativo próximo de 500 mil euros naquele que foi o seu primeiro ano de atividade, traduzindo-se num lucro consolidado próximo dos 100.000 euros.
António Henriques explicou que o Bison Bank “não quer ser o banco de cripto, quer ser um banco que também oferece cripto”. “Acreditamos na diversificação, acreditamos que um cliente deve diversificar todo o seu portefólio”, afirmou o presidente executivo. “Mesmo lançando uma startup e no primeiro ano de uma startup – é preciso notar que implica investimentos em tecnologia –, o banco foi capaz de gerar os próprios meios para esse custo”, saudou, por outro lado, o vogal executivo Eduardo Moradas.
O BDA, lançado em janeiro de 2023, conta com 52 clientes e um total de execução de 35 milhões de euros e negoceia quatro tokens: Bitcoin, Ethereum, USD Coin e Tether, esperando alcançar lucros até ao final deste ano ou em 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bison Bank com lucro pela primeira vez em 2023
{{ noCommentsLabel }}