PS e AD recusam debates televisivos entre todos os partidos nas europeias
Os dois principais partidos políticos portugueses rejeitaram o modelo proposto pela SIC, RTP e TVI para os debates nas eleições europeias.
O Partido Socialista e a Aliança Democrática rejeitaram o modelo de debates proposto pela RTP, SIC e TVI para as eleições europeias e que propunha um frente a frente com todos os partidos com assento parlamentar.
Os três principais canais de televisão apresentaram uma proposta que previa a realização de 28 debates, propondo uma organização conjunta de debates nas europeias, semelhante ao das legislativas. No entanto, numa resposta a esta proposta, as duas maiores forças políticas colocaram reservas à realização de todos os debates, adiantando que o calendário é incompatível com a pré-campanha na rua.
Ao contrário do PS e da AD, os restantes partidos (Chega, IL, CDU, Bloco, PAN e Livre) mostraram-se disponíveis para a realização de todos os debates.
“O PS tem disponibilidade total para debater no âmbito das Europeias e sobre temas europeus. Não podemos é permitir que, numa campanha em contrarrelógio, em cerca de 30 dias fazer 28 debates, prejudicando o essencial a campanha na rua”, disse ao Expresso Pedro Espírito Santo, diretor de campanha do PS.
Já a AD realça que “a apresentação de uma proposta para realização de um elevado número de debates, num curto espaço de tempo, reduz de forma muito substancial o número de dias úteis de campanha junto dos eleitores”. “Do nosso ponto de vista, o contacto pessoal dos candidatos com os cidadãos é fundamental”, justificou Gonçalo Villas-Bôas, assessor de Sebastião Bugalho, cabeça de lista da AD.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PS e AD recusam debates televisivos entre todos os partidos nas europeias
{{ noCommentsLabel }}