BBVA insiste e lança oferta hostil para tentar ficar com o Sabadell
Três dias depois de ver recusada a sua proposta de compra, o BBVA lança agora uma oferta hostil para tentar tomar o controlo do Sabadell. O Governo espanhol diz-se contra a fusão.
O banco espanhol BBVA lançou esta quinta-feira uma oferta hostil para tentar ficar com a totalidade das ações do Sabadell, três dias depois de a administração deste último ter rejeitado uma outra proposta de aquisição do BBVA que tinha termos semelhantes. O Governo espanhol reagiu e criticou a operação.
Num comunicado submetido à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), a administração do segundo maior banco de Espanha oferece aos investidores uma nova ação do BBVA por cada 4,83 ações do Sabadell, o mesmo rácio proposto na semana passada à administração do Sabadell, que foi rejeitado a 6 de maio. A nova oferta está condicionada à aceitação por parte de 50,1% dos acionistas.
“Estamos a apresentar aos acionistas do Banco Sabadell uma oferta extraordinariamente atrativa para criar um banco com maior escala num dos nossos mercados mais importantes. Juntos teremos um maior impacto positivo nas geografias onde operamos, com uma capacidade adicional de cinco mil milhões de euros para empréstimos por ano em Espanha”, diz o chairman do BBVA, Carlos Torres Vila, citado no comunicado.
A decisão de avançar com esta oferta voluntária surge três dias depois de a administração do Sabadell ter rejeitado a incursão do concorrente por considerar que “desvaloriza significativamente o potencial do Banco Sabadell e as suas perspetivas individuais de crescimento”. Na quarta-feira, o banco também tornou pública uma carta de Carlos Torres ao chairman do Sabadell, Josep Oliu, na qual o BBVA recusa melhorar a sua oferta.
Estamos a apresentar aos acionistas do Banco Sabadell uma oferta extraordinariamente atrativa para criar um banco com maior escala.
A oferta hostil do BBVA sobre o Sabadell avalia este último em 12 mil milhões de euros, segundo a Bloomberg. Na oferta anunciada esta quinta-feira, o BBVA calcula também que a sua proposta “representa um prémio de 30% sobre o preço de fecho dos dois bancos no dia 29 de abril e um prémio de 50% sobre a média ponderada dos preços ao longo dos últimos três meses”.
“A operação criará um dos maiores bancos na Europa, com uma quota de mercado nos empréstimos próxima dos 22% em Espanha. Além disso, o BBVA manterá a atual política de distribuição acionista e o seu compromisso de distribuir qualquer excesso de capital acima dos 12%”, remata a mesma nota. Segundo a Bloomberg, a combinação dos dois bancos resultaria num gigante com mais de um bilião de euros em ativos e um valor de mercado combinado na ordem dos 70 mil milhões, praticamente equiparando a do Santander.
Em face da oferta hostil conhecida esta quinta-feira, o Governo espanhol reagiu com críticas à operação. Segundo o El País, o Ministério da Economia, Comércio e Empresas lamenta a oferta do BBVA “tanto na forma como em fundo” e adverte que acarreta uma série de consequências graves para o sistema financeiro espanhol. O Executivo está preocupado com o potencial impacto negativo da fusão no emprego, na estabilidade financeira e na coesão territorial.
À luz destas notícias, as ações do BBVA estão a cair 5,89% na bolsa de Madrid, para 9,68 euros, enquanto os títulos do Sabadell somam 4,78%, para 1,89 euros.
Esta é a segunda vez que o BBVA tenta ficar com o Sabadell depois de ter explorado esta opção no final de 2020. Na altura, as negociações caíram por terra por não haver acordo sobre o preço.
(Notícia atualizada às 8h33 com as críticas do Governo espanhol e evolução das ações dos dois bancos)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BBVA insiste e lança oferta hostil para tentar ficar com o Sabadell
{{ noCommentsLabel }}