Acionistas do BCP aprovam dividendos de 257 milhões de euros
Além dos dividendos, os donos do BCP aprovaram ainda a mudança de auditor. KPMG está de regresso à auditoria de bancos. Assembleia geral marcada por protesto do sindicato.
Sem surpresas, os acionistas do BCP BCP 0,00% aprovaram esta quarta-feira em assembleia geral a distribuição de 257 milhões de euros em dividendos, depois dos lucros históricos de 856 milhões alcançados no ano passado. De resto, todos os pontos foram aprovados pelos acionistas, incluindo a mudança de auditor, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO.
A reunião magna foi marcada pelo protesto do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), que se manifestou à porta da sede do banco reclamando aumentos salariais de 5,8% para 2024, acima da proposta de 2,5% da administração. Lá dentro, cerca de 64% do capital esteve representado na assembleia geral.
O banco liderado por Miguel Maya vai assim distribuir 30% do resultado obtido em 2023, mas o CEO já prometeu que vai reforçar o payout para 50% no próximo plano estratégico que será apresentado depois do verão.
O BCP conta com dois acionistas de referência: a Fosun e a Sonangol, ambos detendo cerca de 20% do banco português. Os outros 60% estão dispersos na bolsa (free float).
Miguel Maya considerou que é importante reforçar a política de dividendos para o banco atrair investidores, numa altura em que tanto chineses como angolanos estão numa fase de desinvestimento.
As ações do BCP valorizam quase 30% desde o início do ano e transacionam no valor mais elevado desde 2016, conferindo ao banco uma capitalização bolsista de quase 5,4 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acionistas do BCP aprovam dividendos de 257 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}