Novabase aprova aumento de capital de 796 mil euros para distribuir dividendos em ações

Os acionistas da empresa aprovaram o pagamento de um dividendo de 1,79 euros por cada ação, que será distribuído em dinheiro ou ações, para os acionistas que assim o desejem.

Os acionistas da Novabase aprovaram em Assembleia Geral de Acionistas a realização de um aumento de capital no valor de 796 mil euros para distribuir pelos acionistas que optem por receber os seus dividendos, no valor de 1,79 euros por cada título, em ações.

Os acionistas aprovaram a afetação de 37,4 milhões de euros do resultado total, ou 1,41 euros por ação, para a distribuição de dividendos. Além deste montante, os acionistas deram ainda luz verde à utilização de 10 milhões de euros das reservas livres para distribuição de dividendos. Juntos, estes dois montantes perfazem “o valor global de 47.484.470,23 euros, importando, no total, um dividendo bruto por ação no valor de 1,79 euros“, explica a empresa.

Os acionistas terão ainda a opção de receber o seu dividendo em espécie, ou seja, em novas ações da empresa. Para isso, a Novabase irá realizar um aumento de capital de 795,8 mil euros, para o montante de até 1.142.186,67 euros, através da emissão de até 11.545.252 novas ações ordinárias, a subscrever e realizar pelos acionistas que optem por receber novas ações, através de entradas em dinheiro correspondentes à aplicação da totalidade ou parte do respetivo dividendo em dinheiro.

A empresa liderada por Luís Paulo Salvado fechou o ano passado com um resultado líquido de 47 milhões de euros, uma subida de 428% em termos homólogos que foi “catapultada” pela mais-valia de 40 milhões resultante da alienação da Neotalent.

A companhia propôs-se distribuir um dividendo até 1,79 euros por ação, correspondente à distribuição de 46,3 milhões aos acionistas, com “possibilidade ainda em análise” de remuneração em espécie, por opção do beneficiário, propostas que foram agora aprovadas em AG, segundo confirmou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Aprovados novos órgãos sociais

Além da distribuição de dividendos, os acionistas da tecnológica portuguesa aprovaram ainda a eleição dos membros dos órgãos sociais e da Comissão de Vencimentos para o triénio 2024-2026, assim como a comissão de vencimentos, o revisor oficial de contas e a mesa da assembleia-geral.

Os acionistas confirmaram a eleição de Luís Salvado à frente do Conselho de Administração, assim como a lista de vogais propostos: são Álvaro Ferreira, Francisco Antunes, Maria del Cármen Marín, José Sousa, Pedro Miguel Carvalho, Benito Blanco, Madalena Perestrelo de Oliveira e Rita Rosado.

No Conselho Fiscal, os acionistas confirmaram Álvaro Nascimento como presidente, a vogal Fátima Farinha e João Duque e o suplente Manuel Festas. Francisco Murteira Nabo é o presidente da Comissão de Vencimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase aprova aumento de capital de 796 mil euros para distribuir dividendos em ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião