Depósitos voltam a crescer pelo sétimo mês consecutivo para um valor recorde

O stock de depósitos aumentou 0,56% em abril para mais de 183 mil milhões de euros. Foi o sétimo mês consecutivo de subidas e o valor absoluto mais elevado de sempre.

Os portugueses continuam a aumentar a aplicação das suas poupanças em depósitos bancários. Segundo dados do Banco de Portugal divulgados esta quarta-feira, o stock de depósitos aumentou em abril 0,52% face a março para um valor recorde de 183,2 mil milhões de euros.

Há sete meses consecutivos que o montante aplicado pelos portugueses em depósitos bancários está a crescer. Em abril, registou inclusive um crescimento homólogo de 5,08%, o mais elevado aumento desde dezembro de 2022.

“Estes depósitos apresentam, desde o início do ano, uma taxa de crescimento superior à dos empréstimos (5,0% e 0,7% em abril de 2024, respetivamente), o que não acontecia desde janeiro de 2023”, destaca o Banco de Portugal em comunicado. A entidade liderada por Mário Centeno refere que “as taxas de crescimento dos depósitos inferiores às dos empréstimos, registadas em grande parte do ano de 2023, deveram-se às elevadas subscrições líquidas de certificados de aforro.”

Nota: Se está a aceder através das aplicações, carregue aqui para abrir o gráfico.

A suportar grande parte do aumento do stock de depósitos tem estado a aplicação em depósitos a prazo, que representa atualmente 57% do stock total de depósitos.

Segundo dados do Banco de Portugal, há oito meses que o volume de depósitos a prazo está a aumentar, tendo alcançado um crescimento mensal de 0,52% em abril para 104,4 mil milhões de euros. Em termos homólogos, o volume de depósitos a prazo disparou 16,2%, que se traduziu no maior crescimento homólogo em mais de 13 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depósitos voltam a crescer pelo sétimo mês consecutivo para um valor recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião