Primeira-ministra dinamarquesa atacada na rua
Mette Frederiksen foi atacada em Copenhaga esta sexta-feira, a um dia das eleições europeias. Depois do incidente, um homem acabou detido.
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, foi atacada esta sexta-feira enquanto visitava o mercado da praça de Kultorvet em Copenhaga, avançam os media internacionais. Um homem aproximou-se e terá agredido, com um murro, a chefe do executivo. A polícia deteve o atacante. Ainda não é claro o grau de ferimento da primeira-ministra.
Em comunicado revelado pela Reuters, o gabinete de Frederiksen revelou que a primeira-ministra está “chocada” com o incidente. “A primeira-ministra Mette Frederiksen foi agredida na sexta-feira à noite na Kultorvet (praça, vermelha) em Copenhaga por um homem que foi posteriormente detido. A primeira-ministra está chocada com o incidente”, revelam em comunicado.
A família europeia da social-democrata – S&D, que inclui o PS – já reagiu na rede social X. “Atos de violência são sempre um ataque contra a democracia. Não seremos intimidados“, referem.
Tweet from @TheProgressives
Em vésperas das europeias, o ataque à líder dinamarquesa não foi o único a marcar a campanha. Também Robert Fico, primeiro-ministro eslovaco, foi alvo de uma tentativa de assassinato durante um encontro com cidadãos na rua.
(Notícia atualizada às 21h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primeira-ministra dinamarquesa atacada na rua
{{ noCommentsLabel }}